A orla de Santarém viveu uma das noites mais marcantes do ano. O palco montado na Avenida Tapajós, na Praça Tiradentes, recebeu uma programação especial com bandas locais e nacionais, repetindo o sucesso de público de todos os eventos realizados pela Prefeitura ao longo de 2025 e celebrando a chegada de 2026 em grande estilo.


“A programação do Réveillon foi pensada para que todos pudessem participar com tranquilidade e segurança. Iniciamos 2026 com um sentimento de confiança e com o compromisso de continuar trabalhando para oferecer eventos organizados e fortalecer a cultura”, destacou o Prefeito José Maria Tapajós.

O público começou a chegar cedo para acompanhar as apresentações do Grupo Ousadhia, DJ Douglas Batidão e Banda Rithmus, que esquentaram o clima e transformaram a praça em um grande espaço de convivência, dança e alegria.

Na virada, o momento mais esperado: o som contagiante do Ara Ketu tomou conta da orla. Antes de subir ao palco, o vocalista Guga Cammafeu anunciou.

“A festa está linda, a estrutura está maravilhosa e foi feita para vocês pela Prefeitura na orla de Santarém. Com muito amor, vamos subir no palco e a virada vai ser ao som do Ara Ketu, diretamente da Bahia para vocês”.
Nascido em Salvador como bloco afro, o Ara Ketu se transformou, ao longo dos anos, em uma banda marcante do axé brasileiro. Surgido nos anos 80, o grupo uniu percussão afro-baiana, pop e ritmos dançantes, criando uma identidade própria.

Com sucessos como “Ara Ketu Bom Demais”, “Pipoca” e “Mal-Acostumado”, conquistou o país, levou a cultura baiana para grandes palcos e ajudou a popularizar o trio elétrico fora de Salvador, celebrando raízes africanas, alegria e representatividade.

Encerrando as comemorações, a Companhia do Calypso assumiu o palco, trazendo um show cheio de coreografias, figurinos e muita energia. Misturando calypso com tecnomelody, brega e pop, a banda embalou o público com sucessos como “Thic Bum”, “Zap Zum”, “Bang Bang” e “Ligação a Cobrar” e outros.
Para Priscila Castro, secretária municipal de cultura, o retorno dos grandes eventos a Orla da cidade ao longo do ano foi uma marca positiva da atual gestão. O réveillon realizado de maneira organizada, com segurança e estrutura fortalece a cultura local e presenteia os santarenos.

“Encerramos o ano com chave de ouro, com a orla lotada e a população curtindo cultura popular. Consolidamos a volta dos grandes eventos para um dos principais cartões-postais de Santarém. Fechamos o ano com recorde de público e tranquilidade. Esperamos que 2026 seja um ano bonito e, sobretudo, com a cultura fortalecida”.

Com uma noite marcada por organização, participação popular e grandes atrações, o Réveillon na Orla reforçou o papel da programação cultural, valorização do espaço público e fortalecimento do turismo local. A Prefeitura de Santarém segue trabalhando para ampliar o calendário de eventos em 2026, garantindo acesso democrático à cultura e promovendo momentos de celebração e pertencimento para toda a população.
Por: Weldon Luciano/Ascom-Semc
Com informações da Agência Santarém