O cantor e compositor paraense Yuri Wariss, 28 anos, lança “Parte Um”, um show-documentário sobre a sua estreia na música pop com o EP “Yes!”, lançado em 2024. O evento acontece no dia 24 de fevereiro, às 20h, no Cine Líbero Luxardo com pocket-show antes da exibição do filme e bate-papo para artistas, produtores e jornalistas convidados, e aberto ao público até atingir a lotação do espaço.
O curta-metragem, gravado no Teatro Waldemar Henrique, em Belém do Pará, combina performances ao vivo e entrevistas exclusivas com o time criativo da SWAM Studios, produtora cultural independente composta majoritariamente por mulheres, que assina os trabalhos do artista.
Lançado em março de 2024, o EP “Yes!” já ultrapassou 50 mil plays em plataformas de música e vídeo, conquistando visibilidade nacional e internacional. O projeto reúne colaborações de artistas e produtores do Pará e outros estados brasileiros, França, Venezuela e Coreia do Sul, e reflete a cena musical paraense, mostrando como a inovação e a experimentação podem transformar a música contemporânea.
Yuri Wariss é um artista dentro da comunidade LGBTQIAPN+ e sabe as dificuldades da indústria para quem foge do padrão, por isso, se orgulha de sua trajetória ao longo de 10 anos. Em “Parte Um”, Wariss oferece uma experiência dinâmica e envolvente, unindo os bastidores de sua criação com performances marcantes e uma narrativa que inspira tanto artistas quanto o público geral. “Enquanto consumidor de música e cultura pop eu sempre me interessei muito pelos bastidores, pela visão dos profissionais criativos, a ideia foi documentar um momento da minha jornada que nunca mais vai se repetir.”, explica o cantor.
Gravado em um espaço de grande significado para Yuri, o Teatro Waldemar Henrique – onde o artista se apresentou pela primeira vez aos 18 anos –, o curta evidencia a força cultural do Pará enquanto promove a diversidade e a representatividade LGBTQIAPN+ na música pop internacional. A exibição também acontece em um lugar de afeto para o cantor, que tem uma relação de longa data com o Cine Líbero Luxardo!
O curta também reflete o compromisso de Yuri com a experimentação artística. “Respeito as normas e saberes dos que vieram antes de mim, mas acredito que romper com elas é um dos caminhos para produzir arte relevante nos dias de hoje”, afirma o cantor.
Com planos de lançar a segunda parte de sua trilogia musical e expandir sua música para além das fronteiras do Pará, Yuri Wariss convida o público a mergulhar em uma obra que mistura música, identidade e resistência.
Por: Emanuele Corrêa
Fonte: Portal Santarém