Agricultores familiares de várias comunidades da zona rural de Óbidos tiveram uma oportunidade inédita de comercializar a produção na manhã de domingo (28), durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB). A feira foi montada na Praça de Sant’Ana no Centro da cidade.
A iniciativa do Governo Municipal busca aumentar o acesso a mercados para os pequenos e médios produtores do campo. Além da comercialização de alimentos de origem animal e vegetal, a feira também contou com vendas de café da manhã regional.
Variedade de produtos chamou a atenção do público.
O diferencial dos produtos comercializados na manhã de domingo foi a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que garante a segurança alimentar e a qualidade sanitária de produtos de origem animal (carnes, ovos, laticínios, mel) e, em alguns casos, vegetal (como polpas de frutas).
O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Roberto Pinedo, explicou que os produtores que integram o projeto possuem Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e constantemente estão participando de cursos de aprimoramento da produção local, para impulsionar a agricultura familiar local, com a conquista de novos mercados.
“Estamos empenhados em cada vez mais mostrar ao consumidor obidense o tipo de produto que está sendo ofertado por quem planta, produz e por quem beneficia, que são os nossos agricultores aqui do município. A feira é uma forma também de valorizar os nossos agricultores, com a comercialização feita com preços justos e com qualidade”, disse Roberto.
Roberto Pinedo, titular da Semab, destaca o crescimento e a qualidade da produção da agricultura familiar obidense.
A feira reuniu agricultores vindos das comunidades Silêncio, Cipoal de Cima, Campina, Pedreira e Santíssima Trindade, além do projeto “Divas da Compostagem” que incentiva o empreendedorismo social entre as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, incentivando a geração de renda, por meio da transformação de resíduos orgânicos em composto orgânico, utilizando-o como adubo natural.
Aguinaldo Rocha, que mora no Centro da cidade, foi conhecer a feira e levou para casa um biofertilizante do projeto “Divas da Compostagem”.
“Gostei muito dessa iniciativa, da variedade e qualidade dos produtos que passaram pela inspeção sanitária. Isso, para a gente como consumidor, é muito importante. O biofertilizante me chamou a atenção e estou levando um para casa”, destacou Aguinaldo.
Mulheres assistidas pelo projeto “Divas da Compostagem” participaram da feira.
A produtora Ivanilda Gonçalves disse que a feira, além de apresentar para a população o trabalho dos agricultores locais, incentiva a cadeia produtiva familiar que está crescendo em Óbidos.
“Pra mim e pra minha família, é uma honra estar tendo essa oportunidade pra gente demonstrar os nossos produtos. É muito bom ter mais uma oportunidade de venda, agora com os nossos produtos com o Selo de Inspeção Municipal. Eu só tenho a agradecer”.
Ivanilda Gonçalves agradeceu pela realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar.
A feira foi uma espécie de projeto piloto para futuras ações com a agricultura familiar coordenadas pela Semab. A ideia é potencializar as vendas para manter a produção aquecida.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém