No último sábado (07), o advogado Hiroito Tabajara esteve em Manaus representando o prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, e na companhia do Deputado Estadual Eraldo Pimenta, representando o Governador Helder Barbalho, na inauguração do Barco Hospital São João XXIII na Providência de Deus, pertencente a Associação Lar de São Francisco na Providência de Deus, que no Estado do Pará é responsável pelo BH Papa Francisco, Hospital Santa Casa de Óbidos e Hospital 09 de Abril em Juruti.
O Barco Hospital São João XXIII na Providência de Deus, tem 48 metros de comprimento com 4 pisos, contará com tecnologia e estrutura hospitalar moderna com consultórios médicos, 04 consultórios odontológicos, consultório oftalmológico, sala de medicação, sala de vacinação, leitos de enfermaria, leitos de internação, sala de procedimentos, centro cirúrgico equipado com centro de cirurgia, sala de recuperação pós-anestésico, equipamentos de diagnóstico, raio-X digital, ultrassom/ecocardiograma, mamógrafo digital, eletrocardiograma, além de ter um laboratório de análises clínicas, e conta, ainda, com uma farmácia para distribuição de medicamentos.
A estrutura do BH São João XXIII coloca a disposição da população um atendimento completo em saúde que vai desde a consulta com o médico, diagnóstico, caso necessário a intervenção cirúrgica e medicação. A embarcação terá o apoio de duas “ambulanchas”, que serão utilizadas para visitas domiciliares, remoção de pacientes em intercorrências, deslocamento de suprimentos e planejamento das expedições junto as comunidades ribeirinhas.
“Quantas forças este projeto consegue fazer uma convergência em prol à saúde e da vida das pessoas mais necessitadas, assim afirmamos que a experiência de sucesso do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus será transferida para nosso querido Barco Hospital São João XXIII, e que colocamos na Providência de Deus, porque isso significa, estar dentro da vontade de Deus.” disse Frei Francisco Belotti, Presidente e Guardião Geral da Fraternidade
O deputado Eraldo Pimenta afirmou que “Os Franciscano, através da Assiciação Lar de São Francisco tem um trabalho de saúde que ajuda o Estado do Pará, os municípios e a população ribeirinha, e o Governador Helder Barbalho reconhece a importância desta parceria em prol do nosso povo amazônico que agora ganha mais esse gigante dos rios, pois, assim é o Barco Hospital São João XXIII, e que Deus abençoe a todos que estão envolvidos nesses projetos inovadores de saúde pública”, afirmou o o Deputado Eraldo Pimenta.
Em minha fala destaque perante Dom Bernardo, Bispo de Óbidos e responsável no Pará pelas ações dos Franciscanos, e na presença do Frei Francisco, que “O prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, agradece imensamente as ações do Barco Hospital Papa Francisco no município de Aveiro, que este ano foi contemplado com duas expedições e já com duas expedições previstas para o ano de 2025, tudo para fortalecer a saúde da população ribeirinha de Aveiro, em especial a população que mais precisa de saúde de qualidade, e que com a ajuda do BH Papa Francisco é possível levar saúde de qualidade para nossa gente”, o Bispo Dom Bernardo aproveitou para agradecer a parceria com a prefeitura de Aveiro e do Prefeito Vilson Gonçalves que sempre apoiou as ações do BH Papa Francisco em Aveiro.
O barco hospital é um sinal de saúde, segundo o cardeal Steiner, que agradeceu a Deus por “todas as mãos generosas que nos ajudaram na construção deste barco, para que ele pudesse agora servir as nossas comunidades ribeirinhas”. Igualmente agradeceu os freis Franciscanos que concretizaram a ideia.
O cardeal Steiner insistiu em “agradecer a todos que ajudaram, colaboraram, para que este barco possa ser realmente um sinal da nossa fraternidade, possa ser um sinal da justiça, onde todos têm direito à saúde, possa ser sinal de paz, mas possa ser também sinal de salvação”, abençoando os presentes com uma relíquia de São João XXIII que acompanhará os atendimentos do barco.
Um barco que é exemplo concreto de uma Igreja em saída, segundo frei Francisco Belotti, “não apenas uma igreja que só sai, mas uma Igreja que anuncia e que também proporciona assistência à cura das pessoas, como Jesus fazia”. Ele insistiu em que, com a ajuda das pessoas, nada é impossível, agradecendo às pessoas que ajudam para a construção e funcionamento dos barcos hospital, para que os milagres possam acontecer. O frei disse que “o estado do Amazonas hoje ganha uma pérola, uma preciosidade, uma preciosidade que é para toda a população, para que as pessoas possam encontrar saúde, e possam encontrar também o seu tratamento”.
O frei lembrou as palavras de São Francisco, que diz que “devemos começar fazendo o necessário, depois o possível e depois alcançar o impossível”, de São João XXIII: “o milagre acontece quando a vontade dos homens se une à vontade de Deus”, e de Gandhi: “carrego nos ombros toda a transformação que eu quero ver nesse mundo”. Palavras que inspiram o barco hospital, “um hospital que anda”, que “navega pelos rios”, ajudando as pessoas a superar as dificuldades que existem na Amazônia para chegar nos hospitais.
Na ocasião estiveram presentes diversas autorizadas entre as quais o governador do Amazonas, Ministro do STJ e Corregedor do CNJ, Procuradores do Ministério Público do Trabalho, Presidente do Tribunal de Contas, deputados Estaduais e outras autoridades.
Com informações de Hiroito Tabajara
Fonte: Portal Santarém