Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal de Santarém
Santarém (PA), sexta-feira, 7 de novembro de 2025 - 10:00
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: BOTOS TUCUXI E COR DE ROSA ENCANTAM PÚBLICO NA FESTA DO SAIRÉ 2025 EM ALTER DO CHÃO
Compartilhar
Governo do Estado - Banner ProRefis governo---novembro COP 30 V2
Portal de SantarémPortal de Santarém
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal de Santarém > Blog > DESTAQUES > BOTOS TUCUXI E COR DE ROSA ENCANTAM PÚBLICO NA FESTA DO SAIRÉ 2025 EM ALTER DO CHÃO
DESTAQUES

BOTOS TUCUXI E COR DE ROSA ENCANTAM PÚBLICO NA FESTA DO SAIRÉ 2025 EM ALTER DO CHÃO

Jeferson Miranda
Última atualização: 22 de setembro de 2025 09:03
Jeferson Miranda
Compartilhar
Resultado da manifestação cultural que une tradições indígenas, costumes dos povos ribeirinhos e influências religiosas vai sair nesta segunda-feira (22)
Compartilhar

Na noite de sábado (20), o Lago dos Botos, em Alter do Chão, foi palco de um dos momentos mais aguardados do Sairé 2025: o duelo entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi. Com enredos carregados de identidade, emoção e homenagens às raízes da região, as duas agremiações levaram milhares de pessoas a se encantar com o espetáculo.

Grandes alegorias , dança e música formam um espetáculo singular no duelo entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi
Grandes alegorias , dança e música formam um espetáculo singular no duelo entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

“Nós temos buscado respeitar todos os fazedores de cultura, respeitar a diversidade cultural do nosso estado. Um Estado riquíssimo que em cada cidade tem sua própria tradição cultural . Nós nos orgulhamos muito de acontecer o Sairé e o governo do Estado está junto com a prefeitura, junto com os botos, junto com o rito religioso para mostrar aos paraenses, aos turistas , ao mundo a riqueza da extraordinária grandeza da cultura do nosso Estado”, destacou o governador.

Vice-governadora Hana Ghassan Tuma e o marido, o médico José Roberto Tuma, prestigiaram o Festival do Sairé
Vice-governadora Hana Ghassan Tuma e o marido, o médico José Roberto Tuma, prestigiaram o Festival do Sairé
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

A vice-governadora Hana Ghassan destacou a importância do Sairé e das apresentações dos botos para a identidade do Pará: “Alter do Chão vive uma das maiores expressões culturais do nosso Estado. O Sairé é mais do que festa: é tradição, é pertencimento e é orgulho para todos nós”.

Governador e comitiva de autoridades públicas prestigiam o Festival do Sairé em Alter do Chão em Santarém

O Boto Cor de Rosa, dono de 11 títulos, apresentou o tema “Catraia: Encantaria do Atravessar”, exaltando os catraieiros que diariamente conduzem turistas até a Ilha do Amor. A homenagem destacou a resistência desses trabalhadores diante do avanço das máquinas e a preservação da cultura local.

“Os catraieiros representam a força das tradições e a alma da nossa vila”, afirmou o presidente do Cor de Rosa, Tiago Vasconcelos. O espetáculo levou ao Lago cerca de mil participantes e 11 alegorias, compondo um show de cores e simbologia.

Já o Boto Tucuxi, atual tricampeão e maior vencedor da disputa, com 13 títulos, defendeu o tema “Essência Borari”, celebrando a identidade e as tradições ancestrais do povo indígena que deu origem à vila de Alter do Chão. Com mais de mil dançarinos no Lago, a apresentação destacou a força cultural e espiritual da comunidade. Para a presidente da agremiação, Ana Maria Pinho, a escolha do tema “é um tributo à essência de Alter, um convite para que nunca percamos o vínculo com nossas origens”.

As apresentações dos dois botos foram avaliadas em 16 itens por três jurados. O resultado final será anunciado nesta segunda-feira (22), à tarde, no próprio Lago dos Botos.

O evento também contou com uma ampla estrutura de segurança e investimento do governo estadual. Mais de 700 agentes das polícias Militar e Civil, além de equipes do Detran e do Corpo de Bombeiros, garantiram a tranquilidade da festa. Na parte do fomento cultural, o Estado destinou R$ 1,2 milhão, por meio do Programa Semear e outros R$ 300 mil, via Secult para fortalecer a realização do festival.

Festa do Sairé mobiliza grande número de brincantes com coreografias e cores vibrantes na noite deste sábado (20)
Festa do Sairé mobiliza grande número de brincantes com coreografias e cores vibrantes na noite deste sábado (20)
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

As apresentações foram acompanhadas pelo governador Helder Barbalho, ao lado de sua vice Hana Ghassan; do ministro das cidades, Jader Filho; do ministro do turismo, Celso Sabino; do presidente da Alepa, deputado Chicão; e do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; entre outras autoridades públicas.

Em uma noite de intensa emoção e fervor cultural, transmitida ao vivo pelo Governo do Estado, por meio da TV Cultura, para milhares de espectadores, as apresentações dos dois botos transcenderam o mero espetáculo, reafirmando a profundidade das raízes e a paixão de suas torcidas.

O Sairé 2025 reforça seu papel como um dos maiores festivais da Amazônia, um verdadeiro patrimônio cultural que pulsa no ritmo dos botos, das cores, da fé do rito religioso e da alegria que contagia a todos em Alter do Chão.

Por Alailson Muniz (SRGBA)

Com informações da Agência Pará

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior COMUNIDADE CORPUS CHRISTI RECEBE SERVIÇOS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MOJUÍ DOS CAMPOS
Próximo artigo ALTER DO CHÃO SEDIARÁ FÓRUM MUNDIAL DO TURISMO GASTRONÔMICO EM 2026
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23 de setembro de 2024

Achamos que você também vai gostar

DESTAQUES

ENCONTRO DE COMUNICADORES DO OESTE DO PARÁ DEBATE COBERTURA AMBIENTAL

No último final de semana, a cidade de Santarém (PA) foi palco da terceira edição do Encontro de Comunicadores do…

5 minutos de leitura
DESTAQUES

SANTARÉM MARCA PRESENÇA NA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES, EM BRASÍLIA

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), do Conselho Municipal dos Direitos…

2 minutos de leitura
DESTAQUES

PREFEITO JAILSON ALVES SANCIONA PROJETO DO VEREADOR JESA DO PALHALZINHO QUE INSTITUI O “DIA DO EVANGELHO” EM MOJUÍ DOS CAMPOS

O Projeto de Lei nº 002/2025, que institui o “Dia do Evangelho”, de autoria do vereador Jesa do Palhalzinho (PODE),…

2 minutos de leitura
DESTAQUES

PROJETO PRIMAVERA: BAILE DE DEBUTANTES SUPEROU AS EXPECTATIVAS, EM JACAREACANGA

Assista o vídeo:  https://jacareacanga.pa.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/Baile-Pmj.mp4 Prefeito Valdo e Presidente da Câmara de Vereadores com debutantes e Familiares  1ª Dama do município…

0 minutos de leitura
Portal de Santarém

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha