Após 18 anos de atividades em Santarém, o PCdoB – Partido Comunista do Brasil reelegeu, na sexta-feira (05), pela primeira vez, os mesmos dirigentes em sua IX Conferência Municipal, realizada na Câmara Municipal.
O engenheiro sanitarista Carlos Pedroso, foi reconduzido ao cargo de presidente do Diretório Municipal do PCdoB. Outro que foi reeleito foi seu vice, o cantor e compositor Nato Aguiar. A dupla conduziu o partido em 2024, inclusive com Pedroso assumindo a direção da FeBrasil – Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV).
O novo diretório do PCdoB ficou assim constituído:
Presidente: Carlos Pedroso;
Vice-presidente: Nato Aguiar;
Secretária de Organização: Socorro Leão;
Secretário de Finanças: Janderson Pereira;
Secretário de Comunicação e Cultura: Mourrambert Flexa;
Secretário de Formação Política: Francisco Vera Paz (Egon Pacheco);
07 – Secretária da Mulher: Val Macedo;
08 – Secretário da Juventude: Leandro Mendes;
09 – Secretário dos Movimentos Sociais e Sindicais: Sidinei Tavares.
O novo secretário da Juventude, Leandro Mendes, que atua na UJS – União da Juventude Socialista, liderada por Jackson Paiva em Santarém, se filiou ao PCdoB e aceitou assumir esse cargo.
PCdoB do Futuro- o professor-doutor Anselmo Colares, filiado do PCdoB, fez uma análise da conjuntura política nacional e ressaltou a importância de resgatar os movimentos sociais e a participação no partido, para se contrapor ao avanço da extrema-direita no Brasil. “Estamos vivendo um momento importante em que, pela primeira vez na história do Brasil, militares que tentaram um novo golpe ditatorial estão sendo julgados. Mas não basta a atuação da Justiça, é preciso que a sociedade esteja mobilizada contra o avanço desses grupos”, enfatizou Anselmo.
Governo Zé – na avaliação do mandato do atual diretório, Francisco Vera Paz (Egon Pacheco), analisou como positiva a participação no Governo Zé. O partido esteve na coligação que elegeu José Maria Tapajós em 2024, através da FeBrasil e indicou dois de seus filiados (Egon e Mourrambert Flexa) para assessorar Priscila Castro (PT), no comando da SEMC – Secretaria Municipal de Cultura.
“O PCdoB tem atuado na SEMC para resgatar a participação popular nos grandes eventos culturais, do Carnaval ao Sairé, mas com o compromisso de preparar as bases para definir uma Política Cultural consistente, que não se resuma à realização de eventos culturais”, afirmou Egon, que representou a secretária no evento. O resultado desse trabalho da equipe de Priscila é que hoje é a secretaria mais bem avaliada do Governo Zé.
Mulheres – A nova secretária geral (Organização) do PCdoB, Socorro Leão, enfatizou a participação das mulheres nas lutas do dia-a-dia e também na organização partidária. Ao lado da conselheira tutelar e vice-presidente do PT, Vita Rocha, que representou o partido na conferência, Socorro reverenciou o trabalho de sua parceira Cleide Duarte, que dirige a UBM – União Brasileira de Mulheres e registrou a presença da escritora Mari Freire, que tem apoiado a UBM. Um livro da escritora foi doado e, em sorteio, foi entregue à Vita Rocha.
Qualidade – Em seu discurso de posse, Pedroso concordou com as palavras de Anselmo e Egon e ressaltou que seu trabalho é continuar trazendo para o partido pessoas que ajudem a somar na luta contra os grandes desafios.
“Somos um partido com mais de 100 anos de história, dos quais 18 foram escritos em Santarém. Não buscamos crescimento quantitativo e sim e qualidade de nosso filiados”, disse Pedroso. “Nosso maior desafio, no futuro próximo, é eleger o primeiro ou primeira vereador/vereadora COMUNISTA da história de Santarém, em 2028, para qualificar nosso desgastado Poder Legislativo”, finalizou.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém