Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal Santarém
Santarém (PA), domingo, 27 de julho de 2025 - 01:50
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: CONCURSO DE MERENDEIRAS QUILOMBOLAS EM ORIXIMINÁ ELEGE RECEITAS QUE RESSALTAM A CULTURA E OS SABERES TRADICIONAIS
Compartilhar
Portal SantarémPortal Santarém
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Santarém > Blog > DESTAQUES > CONCURSO DE MERENDEIRAS QUILOMBOLAS EM ORIXIMINÁ ELEGE RECEITAS QUE RESSALTAM A CULTURA E OS SABERES TRADICIONAIS
DESTAQUES

CONCURSO DE MERENDEIRAS QUILOMBOLAS EM ORIXIMINÁ ELEGE RECEITAS QUE RESSALTAM A CULTURA E OS SABERES TRADICIONAIS

Jeferson Miranda
Última atualização: 24/07/2025 16:37
Jeferson Miranda
Compartilhar
As receitas elaboradas durante o concurso poderão ser inseridas no cardápio da alimentação escolar, unindo a riqueza dos saberes ancestrais à nutrição diária dos alunos
Compartilhar

O projeto “Capacitação de Merendeiras em áreas rurais da Amazônia”, uma iniciativa do Programa Florestas de Valor do Imaflora, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná (Semed) e o apoio financeiro da Fundação Carrefour, concluiu sua última etapa com o I Concurso de Agentes da Alimentação Escolar Quilombola.  

O presidente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO), Rogério Pereira, ressaltou a importância, tanto do ponto de vista do fortalecimento da cultura, quanto do resgate ancestral da cultura alimentar quilombola.  

“Este projeto tem uma importância muito grande para nós porque ele tem a valorização da cultura local da alimentação, na qual a gente tem uma tradição nas nossas comunidades e que ela acaba deixando de ser aplicada nas nossas comunidades e esse projeto que o Imaflora traz fortalece o nosso processo de alimentação”, Rogério Pereira.  

Impacto e legado na educação e economia local de Oriximiná.  

A valorização das merendeiras tem um impacto social profundo, pois elas ocupam um papel central na comunidade escolar, sendo fundamentais para a promoção da segurança alimentar e nutricional. Seu reconhecimento gera uma série de benefícios: incentiva hábitos alimentares saudáveis, contribui para o melhor desempenho acadêmico dos estudantes, fortalece o empoderamento profissional e social, promove a geração de emprego e renda na comunidade e estimula práticas sustentáveis, como o apoio à agricultura familiar e à conservação da floresta em pé.  

“Essa é uma oportunidade única da gente mobilizar os diferentes atores, para juntos estimular uma produção tradicional quilombola, que conserva a floresta em pé e, ao mesmo tempo, estimula uma alimentação mais saudável nas escolas, gerando renda para a população que vive aqui”, ressaltou Patrícia Cota, diretora adjunta do Imaflora.  

A valorização das merendeiras não é apenas uma questão de justiça social e reconhecimento do trabalho essencial, mas uma estratégia que causa impacto positivo na saúde, educação, bem-estar humano e desenvolvimento econômico de toda uma comunidade.  

A partir deste projeto, é possível contribuir para o fortalecimento de toda uma cadeia, que vai desde o pequeno agricultor, que produz e comercializa dentro do município para o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), acessado pela Secretaria de Educação local, que retorna para a mesa do estudante como um alimento aprimorado em um ambiente acolhedor.  

“Acreditamos que combater a fome e as desigualdades passa, também, por investir em educação alimentar e nutricional. A formação de merendeiras e merendeiros contribui para a oferta de uma alimentação escolar mais saudável, acessível e conectada com a cultura local, fortalecendo os vínculos entre alimentação escolar, desenvolvimento infantil e agricultura familiar”, frisou Domênica Falcão, Impacto Social do Grupo Carrefour Brasil.  

Se de um lado há o legado na geração de renda, do outro há o desenvolvimento acadêmico e o bem-estar dos alunos que passam a ter melhora no desempenho escolar e em muitos casos, redução da evasão escolar, uma vez que a qualidade do alimento pode ser um fator decisivo para a permanência e aproveitamento no aprendizado.  

“Tivemos a conclusão de um momento muito significativo, que trouxe inúmeros benefícios para a educação em nosso município, especialmente para as nossas merendeiras. São elas que preparam e organizam todo ambiente escolar para os nossos alunos e estão saindo com amplo conhecimento em uma nova visão de mundo. Os alunos que terão uma alimentação ainda mais saborosa e rica em nutrientes”. Enfatizou a secretária de Educação de Oriximiná Ivana Maria.  

Do planejamento à realização do concurso.  

Mateus Feitosa, analista sênior do Imaflora, falou que foram cinco meses de projeto dividido em duas etapas, que foram desde as formações até a seleção das receitas nas comunidades, além do concurso.  

“Nós desenvolvemos duas ações onde trabalhamos toda a parte de treinamento destas agentes, com temas como reaproveitamento de alimentos, a importância da diversidade cultural e alimentar dos quilombos de Oriximiná, e sobre a Política de Alimentação Escolar, que é esse programa que faz toda essa engrenagem acontecer. A gente tratou dessa formação, e podemos testar receitas e trazer um olhar para a alimentação saudável nesta mescla de saberes”.  

Na segunda e decisiva fase, na sede do município, na Escola Professor Assunção, em Oriximiná, quatro receitas disputaram a atenção dos jurados. Na grande final os pratos apresentados foram: Tucunaré a Leite de Castanha, Comunidade Jamari; Galinha Caipira Ensopada com Legumes, Comunidade Tapagem; Peixe Moqueado Quilombola, Comunidade Poço Fundo; e Torta Salgada de Macaxeira, Comunidade Serrinha. 

As premiações seguiram critérios rigorosos: cada receita precisava ser preparada com ingredientes da agricultura familiar local, ter potencial para ser incorporada ao cardápio da merenda escolar do município, além de ser nutritiva e visualmente atrativa. O prato escolhido pelo corpo de jurados foi o Peixe Moqueado Quilombola, uma receita enraizada na ancestralidade e nos saberes tradicionais da comunidade. 

“Esse prato é da minha autoria, eu pensei que fosse difícil porque eu nunca fiz um prato desse, mas foi fácil e gostoso. O concurso serviu para resgatar a cultura e buscar lá nas raízes dos nossos antepassados, comidas ricas, que tem no nosso território e as crianças gostam porque são acostumados com as coisas da terra, e do seu território”, comentou orgulhosa dona Marilda Otília Oliveira, que trabalha como agente de alimentação escolar na Escola São Francisco de Assis na comunidade quilombola de Poço Fundo.  

O Futuro do projeto: um livro de receitas para a soberania alimentar.  

Para a terceira etapa deste projeto, o Imaflora planeja a confecção de um livro de receitas com ingredientes da agricultura familiar e quilombolas, que reunirá as receitas levantadas tanto no Norte do Pará, em Oriximiná, quanto em São Félix do Xingu, onde o projeto também foi desenvolvido.  

O principal objetivo é sistematizar todo o aprendizado e as receitas, criando um produto que não só promova a soberania alimentar, mas também valorize essas ricas tradições culinárias amazônicas. O livro servirá como um guia essencial para as agentes de alimentação, incentivando a oferta de uma alimentação saudável e culturalmente relevante nas escolas, além de gerar novas oportunidades de renda para os produtores locais.  

O Programa Florestas de Valor  

O Programa Florestas de Valor do Imaflora, desenvolve projetos que disseminam e fortalecem técnicas de produção sustentáveis na Amazônia brasileira. Fomenta a restauração florestal, estrutura cadeias da sociobiodiversidade e negócios comunitários, contribuindo com a fixação e manutenção de estoques de carbono, bem como com a geração de renda a partir de atividades sustentáveis para manter a floresta em pé e valorizar as populações tradicionais guardiãs do patrimônio socioambiental.  

Sobre o Imaflora  

Desde 1995, atua na promoção do uso sustentável e inclusivo dos recursos naturais. Seus projetos conciliam conservação ambiental e desenvolvimento econômico, atendendo a demandas das cadeias florestal, agropecuária, da sociobiodiversidade e da agenda climática. Realiza trabalho em campo, assistência técnica, serviços ESG e certificações, além de pesquisa e desenvolvimento de dados. (www.imaflora.org). 

Texto: Martha Costa/Imaflora Foto: Elinete Frazão/Imaflora 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior SECRETÁRIO NÉLIO AGUIAR REÚNE COM DIRETORES DOS BOTOS COR DE ROSA E TUCUXI
Próximo artigo ESCOLAS TÊM ATÉ O PRÓXIMO DIA 5 PARA CONFIRMAREM PARTICIPAÇÃO NOS DESFILES DA SEMANA DA PÁTRIA 2025
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23/09/2024

Achamos que você também vai gostar

DESTAQUES

Projeto de alunos da EETEPA, em Santarém, é finalista de premiação nacional sobre engenharia

A Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) Francisco Coimbra Lobato, na região de integração do Baixo Amazonas, em…

4 minutos de leitura
DESTAQUES

EM SANTARÉM, 41 FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO EIXO FORTE SÃO BENEFICIADAS COM CRÉDITO DO FOMENTO E FOMENTO MULHER

Quarenta e uma famílias pertencentes ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte serão beneficiadas com créditos nas modalidades Fomento…

5 minutos de leitura
DESTAQUES

NATURA CELEBRA A MATERNIDADE REAL E, MUITAS VEZES, DIVERTIDA EM CAMPANHA DE DIA DAS MÃES

A marca número 1 em presentes de beleza e cosméticos em todo o Brasil, celebra o Dia das Mães de…

4 minutos de leitura
DESTAQUES

SEMAS PROMOVE DEBATE SOBRE REGULAMENTAÇÃO DA PESCA DO PIRARUCU E FORTALECE ACORDOS DE PESCA EM SANTARÉM

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, na última terça-feira (15), no campus da Universidade…

6 minutos de leitura
Portal Santarém

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha