Mais do que números, 2025 foi um ano em que o trabalho no campo ganhou respaldo concreto do poder público em Santarém. Com foco na agricultura familiar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), estruturou ações que ampliaram a produção, facilitaram a comercialização e garantiram geração de renda em diferentes regiões do município.

Em 2025, conquista histórica: Prefeitura de Santarém formaliza contrato de concessão para uso dos boxes nos mercados municipais.
Entre os destaques estão às iniciativas relacionadas ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM); recuperação de ramais; entrega de microssistemas de água; entrega de pontes de madeira; serviços de mecanização agrícola, entre outros. Os investimentos resultaram em impactos positivos tanto para as famílias que vivem no campo quanto para a população da zona urbana, ao impulsionar a economia e garantir segurança alimentar.

Entre os destaques estão as iniciativas relacionadas ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, avalia como extremamente positivos os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2025, com destaque para o apoio ao pequeno produtor rural em diversas frentes.
“O que alcançamos em 2025 é resultado de um trabalho feito com diálogo e com presença nas comunidades. Cada ação teve como foco fortalecer o produtor rural, ampliar oportunidades e garantir mais dignidade às famílias que residem na zona rural. Avançamos com parcerias importantes, levamos assistência técnica, recuperamos ramais e garantimos qualidade de vida”, avalia.

Trabalho feito com diálogo e presença nas comunidades.
Infraestrutura rural
Um dos eixos centrais de atuação da Secretaria de Agricultura foi à recuperação, manutenção e abertura de ramais na zona rural. Ao todo, 386 Km de ramais foram recuperados, nas regiões do Lago Grande, Eixo Forte, Curuá-Una, Ituqui, Corta Corda e Resex Tapajós Arapiuns, beneficiando mais de 60 comunidades.

Um dos eixos centrais da gestão foi a recuperação, manutenção e abertura de ramais na zona rural.
Um dos serviços que merece destaque foi à abertura de 13 km de ramais na Aldeia Braço Grande, 11 km na comunidade Piquiá, na região do Arapiuns e 40 km de ramais que interligam as comunidades do Arapiuns: Curí, Aldeia Esperança, Aldeia Camará, Engenho, Nazário, até a Translago, na região do Lago Grande.
São melhorias fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e a qualidade de vida das populações que vivem no interior. Investimentos que garantem a acessibilidade e mobilidade das comunidades e o escoamento da produção agrícola.

Serviços de manutenção nos ramais contribuem para o desenvolvimento econômico das comunidades rurais.
O titular da pasta, Bruno Costa, reforça que os serviços de manutenção nos ramais contribuem para o desenvolvimento econômico das comunidades rurais.
“Enquanto município, buscamos melhorar a trafegabilidade do transporte que muito contribui para o escoamento da produção rural. Levar acesso de qualidade à população da zona rural de Santarém foi e será um compromisso da gestão do nosso prefeito Zé Maria Tapajós”, contou.
Saneamento básico
A agricultura é uma atividade que demanda o uso da água para a cultura dos alimentos, a manutenção das plantações e consumo humano. Para impulsionar a produção agrícola e garantir saneamento básico, microssistemas de água foram construídos e entregues nas comunidades de Igarapé do Costa, região de Várzea e Cipoal II, na região do Planalto santareno.
Investimentos de quase 2 Milhões que beneficiaram mais de 600 famílias das referidas comunidades que historicamente sofriam com a falta de saneamento básico e água potável.
Avanços no campo e fomento da produção familiar
Com o escoamento da produção garantido, a Semap, via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) ampliou os serviços voltados à base produtiva. Produtores de diversas regiões do município foram atendidos com transporte de insumos agrícolas, mecanização e assistência técnica. Milhares de sementes e mudas de cacau também foram distribuídas, além da realização de preparo de solo, plantio mecanizado e tratamento fitossanitário.

40 agricultores rurais foram beneficiados com 130 mil sementes híbridas de cacau.
Mais de 100 hectares de áreas foram preparados, beneficiando 40 agricultores rurais e 130 mil sementes híbridas de cacau foram distribuídas. Os dados mostram um crescimento expressivo das ações, com aumento no número de produtores atendidos, ampliação de horas trabalhadas e maiores investimentos para garantir melhores condições de produção no campo.

Semap passou a emitir o CAF.
Outro ponto que merece destaque é que em 2025, a Semap passou a emitir o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), um importante documento que permite ao produtor rural acesso a diversos programas estaduais e federais de fomento e apoio aos agricultores familiares. A iniciativa contou com a participação de técnicos municipais que garantiram que os agricultores familiares tivessem acesso, de forma gratuita, ao documento.
Ao todo, mil carteiras foram emitidas, beneficiando 782 famílias de 40 comunidades, representando um significativo progresso para os agricultores familiares da região.
Esse olhar atento à produção se estende também à piscicultura. Durante o ano inúmeras visitas técnicas foram conduzidas pelo Núcleo da Pesca da Semap, com orientações sobre a alimentação, monitoramento do crescimento do pescado, controle do pH da água e a oxigenação dos tanques. O acompanhamento garantiu a qualidade da produção e otimizou os resultados dos piscicultores, elevando os padrões de qualidade e eficiência da piscicultura no município.

Olhar atento à produção se estende também à piscicultura.
“Esses tipos de ações fortaleceram a piscicultura local, garantindo que os produtores tivessem acesso às melhores práticas para desenvolver sua produção com qualidade”, destaca o chefe do Núcleo da Pesca, Jucivaldo Pereira.
Atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) se consolidou como um pilar essencial para a garantia da qualidade e segurança dos produtos de origem animal e vegetal no município.

SIM assegura qualidade sanitária, a procedência e possibilita expansão de mercado no município.
A Prefeitura encerrou 2025 com 63 estabelecimentos cadastrados no programa. Destes, 36 são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e 27 no de Origem Vegetal (Simpov).
Melhorias e investimentos em mercados municipais
Em 2025, a Semap promoveu uma série de reformas e melhorias estruturais nos mercados Modelo e Municipal, denominado Francisco Aguiar Lima (Fran), além do Mercadão 2000 e Tupaiulandia, espaços comerciais tradicionais e turísticos da cidade. A ação beneficiou de maneira direta mais de 700 permissionários e consumidores em geral, garantindo conforto e acessibilidade.

Semap promoveu uma série de reformas e melhorias estruturais nos mercados.
Outro marco importante foi à assinatura do Termo de Concessão de Uso dos mercados 2000, Municipal Central e Modelo. A assinatura do documento garantiu segurança jurídica, autonomia e estabilidade para 600 permissionários.
A vitória fortaleceu ainda o comércio tradicional e o desenvolvimento econômico de Santarém.
Recuperação de Praças no Município
Outro importante programa implementado pela Semap ao longo do ano de 2025 foi à revitalização de praças do município. Ao total, nove praças receberam os serviços: Fortaleza do Tapajós, Praça do Sairé, 7 de setembro em Alter do Chão, Elias Pinto, Praça do Pescador, Praça Mimi Paixão, Praça do DER, Praça do Centenário e Praça Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz).

Praças foram revitalizadas.
As intervenções nos locais simbolizam o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população.

Ambientes trazem melhor qualidade de vida à população.
Com ações concretas, apoio técnico contínuo e parcerias institucionais, a Semap segue fortalecendo o setor rural, promovendo inclusão produtiva, segurança alimentar e melhores condições de vida para quem produz, movimenta a economia local e contribui diariamente para o crescimento de Santarém.
“Os avanços registrados ao longo do ano são fruto de um trabalho contínuo, construído com planejamento, parcerias estratégicas e presença constante junto aos produtores rurais, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do campo e o desenvolvimento sustentável de Santarém”, concluiu o titular da Semap, Bruno Costa.
Por: Luan Rodrigues/Ascom-Semap
Com informações da Agência Santarém