O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou nos dias 23 e 29 deste mês, oficinas das emoções para crianças, adolescentes e socioeducandos acompanhados pelos serviços de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e Medida Socioeducativa (MSE).
A Campanha Janeiro Branco é uma iniciativa nacional que visa promover a saúde mental e emocional. Como forma de trabalhar a temática, foi realizado um ciclo de oficinas das emoções que iniciou dia 23 no período da manhã, realizado com crianças acompanhadas pelo PAEFI e no período da tarde foi realizada com socioeducandos acompanhados pela Medida Socioeducativa.
Na quarta-feira, 29/01, a oficina foi finalizada com os adolescentes acompanhados pelo PAEFI.
De acordo com a coordenadora do Creas, Jaciara Simões, o ciclo de oficinas teve o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão e aprendizado sobre as emoções, ajudando-os a entender e gerenciar seus sentimentos de forma saudável, além de promover a empatia e o autoconhecimento.
A atividade foi desenvolvida pela equipe técnica e participaram 31 pessoas, entre crianças, adolescentes e socioeducandos.
Segundo a Psicóloga Ana Carolina Amorim, o ciclo de oficinas das emoções teve um impacto positivo no processo do autoconhecimento e da regulação emocional de cada participante.
Atividade também procurou explorar reconhecimento das emoções. Foto: Ascom Semtras.
“Durante a oficina, procuramos explorar de forma lúdica e acessível a importância do reconhecimento e da expressão emocional, assim como utilizamos atividades que estimulavam a identificação das emoções e sobre como elas se manifestam no nosso corpo e nas nossas atitudes do dia a dia”, avaliou a psicóloga.
“Nós sempre buscamos desenvolver em nossos serviços essas temáticas tão importantes como está do janeiro Branco, é muito necessário trabalhar com nossas crianças e adolescentes para que possam se desenvolver como ser humano mais seguro e compreendo como lidar com as várias emoções vivenciadas”, observou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém