Nesta terça-feira, 7, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou de reunião para alinhar as estratégias de enfrentamento às queimadas no município de Santarém, no ano de 2025. A iniciativa foi proposta pelo Corpo de Bombeiros Militar e contou com a presença de equipes da Semma, Defesa Civil e da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPAMB).
O encontro teve como objetivo principal fortalecer a integração entre as instituições para aprimorar o fluxo de trabalho conjunto. Entre os pontos discutidos, destacou-se a necessidade de intensificar campanhas educativas voltadas às comunidades mais vulneráveis aos incêndios florestais, visando à prevenção e sensibilização sobre os impactos das queimadas.
No âmbito do combate, foram debatidas estratégias para melhorar a investigação e repressão de crimes ambientais, incluindo o uso de tecnologias como drones para monitoramento de focos de incêndio. Também foi abordado o desafio de garantir uma resposta rápida para apagar incêndios e identificar os responsáveis.
Os participantes discutiram, ainda, os desafios ambientais específicos da região e compartilharam experiências para aprimorar o enfrentamento às queimadas. A troca de informações e o esclarecimento de dúvidas entre os órgãos foram pontos de destaque na reunião.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Vânia Portela, enfatizou a importância da união entre as instituições.
“Somente com um trabalho integrado e coordenado conseguiremos proteger o meio ambiente e diminuir os impactos das mudanças climáticas na nossa região”, disse.
Por: Cibele Pixinine/Ascom-PMS
Fonte: Portal Santarém