A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na terça-feira (5), a entrega de nova remessa de produtos da agricultura familiar para as escolas da rede municipal visando o segundo semestre letivo.
São aproximadamente 5 toneladas de produtos hortifruti diversificados diretamente do planalto santareno sendo entregues, como: melancia, abacaxi, jerimum, banana, pimentinha de cheiro, batata doce além dos folhosos. A ação visa garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, especialmente aqueles que dependem da alimentação escolar como principal ou única fonte de nutrição diária.
“É importante receber no início desse semestre e no decorrer dele os alimentos da agricultura familiar que fazem parte do cardápio escolar, pois garante às crianças uma alimentação saudável e nutritiva, além de valorizar a cultura regional”, destacou Juliana Bruna Imbiriba, Coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Manoel Pereira Damasceno, no bairro Interventoria.
A entrega dos produtos é feita diretamente nas escolas e creches por meio de cooperativas, associação de produtores e grupos informais devidamente cadastrados e aptos ao fornecimento.
A Presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS), Lucilene da Silva, comentou sobre a satisfação em poder participar desse momento de valorização da agricultura local.
“Pra nós é uma satisfação muito grande e uma oportunidade que o governo municipal tá dando pra essas famílias de agricultores onde toda a produção de hoje tá vindo do planalto santareno e a gente tá trazendo uma diversificação de hortifruti. Isso vai fomentar a agricultura, fazer girar a rotatividade da economia de Santarém e vai trazer agregamento de valores pra nossa produção e as crianças vão ter uma alimentação saudável, de qualidade”, afirmou.
Seis cooperativas, associações e grupos informais contratados pela prefeitura a partir da chamada pública 001/2025 estão responsáveis pela entrega dos produtos, feitas semanalmente direto nas escolas conforme a safra. Até o momento, a produção já chega a 40% do total a ser entregue até o final do ano.
A ação de hoje foi acompanhada pela nutricionista da Semed, Nayara Matos, que ressaltou a importância dos produtos na alimentação dos alunos.
“A educação alimentar é importante e, nesse caso, inclui vitaminas C e E e isso agrega na alimentação das crianças. Vale destacar também que, como tá chegando o verão, incluímos no cardápio produtos como melancia, o abacaxi, ou seja, frutas ricas em águas pensando também na hidratação dos alunos. A gente orienta os coordenadores colocar pra gelar essas frutas e dar geladinho depois do almoço ou no lanche das crianças, principalmente em horários mais quentes”, realçou Nayara.
A Coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia, acentuou que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, cumprindo uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem avançado consideravelmente na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar.
“Santarém tem buscado ofertar na alimentação escolar produtos produzidos em âmbito local, favorecendo a qualidade, a saúde, gerando resultados positivos para o aluno na questão de saúde, desenvolvimento cognitivo e psíquico. Nós temos uma meta estabelecida dentro do nosso município para que todo recurso que vem do governo federal possamos investir o mínimo de 30% na alimentação escolar e o município de Santarém nos últimos anos tem cumprido esse requisito. Para 2025, a nossa meta é ultrapassar o percentual de 40% desses recursos somente na aquisição de produtos da agricultura familiar”, afirmou Vanda.
Ela lembrou que, além da melancia e do abacaxi, outros devem compor o cardápio e outros produtos como o melão regional e os cítricos como laranja e tangerina, que devem ser destinados para as unidades de educação infantil e de escolas de tempo integral. Há ainda a possibilidade da inclusão do açaí no cardápio, porém, esse item depende de uma boa safra.
Por: Ronnie Dantas/Ascom-Semed
Fonte: Portal Santarém