A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Prefeitura da cidade de Guimarães (Portugal), via Projeto Inova Juntos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e União Europeia, lançam nesta quarta-feira, 27, a Plataforma Santarém Une Mulheres do Tapajós, que será administrada pelo Centro Maria do Pará. O projeto será desenvolvido a partir de cadastro das empresas de mulheres vítimas de violência doméstica, que possibilitarão acesso à empregabilidade, formação e empreendedorismo.
Mais informações sobre a plataforma:
A Plataforma Santarém UNE Mulheres do Tapajós é uma solução tecnológica com o objetivo de institucionalizar o fluxo entre mulheres vítimas de violência e as oportunidades de trabalho digno.
- A empregabilidade: institucionalização da experiência já existente, criando um fluxo de intermediações de mão de obra entre empresas parceiras da estratégia, de modo a incentivar que as empresas reservem percentual de vagas para mulheres referenciadas da rede de proteção local.
- Formação – Capacitação: realizar parcerias com instituições de ensino, propiciando qualificação técnicas de processos de atualizações continuas; realizar parcerias para assegurar mentorias.
- Empreendedorismo: implantar e implementar iniciativas que possibilitem ações de empreendedorismo para que as mulheres consigam executar processos produtivos, atendendo sua necessidade e as demandas do mercado de Santarém e região, e ainda manter assessoria permanente sobre questões técnicas econômicas e jurídicas, para que as iniciativas mantenham- se saudáveis e possam crescer, inclusive com potencial para agregar novas mulheres em situações similares.
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém