Empreender é um movimento de transformação. Para muitas mulheres é também uma forma de conquistar autonomia, sustentar a família e contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde vivem. E o Sicredi acredita que crédito e outras soluções financeiras, quando aliados ao conhecimento e à cooperação, são ferramentas poderosas para impulsionar esses sonhos e fortalecer ainda mais o protagonismo feminino.
Atualmente, milhares de mulheres são associadas à instituição e uma parcela significativa está à frente de pequenos e médios negócios, encontrando no cooperativismo uma alternativa viável para empreender com autonomia e sustentabilidade. Por meio de linhas voltadas a esse público, já foram investidos R$ 22,4 milhões em empreendimentos liderados por mulheres em todo o Brasil.
Com mais de 9 milhões de associados no país, o Sicredi entende que fomentar o empreendedorismo feminino é parte do compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades. De acordo com levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil há 30,4 milhões de pessoas donas do próprio negócio. Desse total, 10,4 milhões são mulheres, o equivalente a 34,1% do total, dados que demonstram a força feminina nos negócios. O número representa um crescimento de aproximadamente 42% entre 2012 e 2024. O levantamento também revela que mais da metade dessas empreendedoras (52,3%) são chefes de domicílio.
Ainda conforme a pesquisa do Sebrae, o perfil predominante é de mulheres entre 30 e 49 anos, cerca de 60%, muitas vezes conciliando a gestão da empresa com as responsabilidades domésticas. Metade delas não conta com nenhum tipo de apoio nas tarefas de casa e, além disso, 73% das empreendedoras são mães e, dentro desse grupo, 37% criam os filhos sozinhas.
Monique Santos,38 anos, é uma vendedora nata e depois de 15 anos trabalhando em shopping, oito deles para uma das maiores lojas de calçados do país, decidiu usar esse talento para abrir o próprio negócio. Respirou fundo e teve a ajuda da sua antiga gerente para sair com todas as verbas indenizatórias investidas para iniciar a aventura de empreender sozinha. Há dois anos, abriu a ‘Monique Closet’, uma loja especializada em moda office look, focada na alfaiataria e voltada para quem trabalha em escritório. Monique é associada da Sicredi Norte, onde recebeu toda a orientação e suporte para começar o novo negócio com segurança financeira.
Recentemente, Monique abriu a segunda unidade com recursos de uma nova linha de crédito, que manteve os juros baixos e parcelas que cabem no planejamento mensal. “Desde o início, eles já disponibilizaram um empréstimo com juros bem baixinhos e cartão de crédito que facilitou a compra das peças e o pagamento via link. No começo, tive muito medo e falta de confiança, mas o Sicredi foi fundamental nos meus negócios, me ajudou muito. Eles realmente acreditaram na minha capacidade de crescimento. Os negócios deram certo, hoje eu estou pagando duas cartas de crédito, uma delas do meu carro e a outra é de um valor ainda melhor que consegui para investir na minha segunda loja, mais um sonho que realizo com o crédito do Sicredi, e já pensando na terceira. Estou muito feliz com meu empreendimento “, afirma a lojista.
Para apoiar o crescente movimento de mulheres empreendedoras, o Sicredi oferece linhas criadas especialmente para elas, como o Fampe – Mulheres Empreendedoras e o FCO Mulheres Empreendedoras. O Fampe, disponibilizado em parceria com o Sebrae, funciona como uma garantia complementar que possibilita o acesso ao crédito mesmo sem garantias tradicionais. Além disso, oferece prazos mais flexíveis, taxas diferenciadas e acompanhamento para gestão financeira. Para saber mais sobre a linha de crédito Mulheres Empreendedoras – Fampe acesse https://shorturl.at/uie3E.
A consultora de Negócios do Sicredi, Mayara Oliveira, afirma que além das linhas de crédito voltada para mulheres empreendedoras, a instituição financeira cooperativa disponibiliza um portifólio completo de soluções financeiras para as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação. “Acreditamos no potencial transformador das mulheres. Por isso, buscamos oferecer soluções que vão além do crédito. Criamos caminhos para que mais mulheres possam liderar seus próprios negócios com segurança e autonomia, gerando prosperidade para si e para as comunidades onde atuam”, explica.
Além das soluções financeiras, o Sicredi incentiva a formação e a liderança feminina por meio do Comitê Mulher, programa voltado à equidade de gênero e ao protagonismo feminino no cooperativismo. O Comitê promove encontros, formações e ações nas comunidades para ampliar a participação das mulheres em espaços de decisão.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém