A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), reuniu com representantes da Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) na manhã de terça-feira (14). Em pauta, o diálogo sobre ações integradas que possam melhorar a atuação de trabalhadores no Aterro de Perema, situado na Rodovia Santarém-Curuá-Una.
A Coopresan possui 19 cooperados e conta com o apoio a mais de 150 catadores independentes. Entre as finalidades de ações estão as condições de trabalho dos catadores que atuam no aterro do Perema e buscam um meio ambiente saudável.
“É muito importante conhecer a realidade da Cooperativa que já atua no aterro sanitário e tem intuito de melhoria dos serviços. Nesse proveitoso diálogo, teve uma solicitação ao serviço integrado junto as Secretarias da Semurb e da Secretaria de Meio Ambiente, a Semma, pasta que há o pedido para que se dê continuidade aos serviços de educação ambiental e também de possibilidade de investimentos em função de possíveis recursos vindos de multas ambientais e que possam ser revertidas à Cooperativa. Assim, melhorando as condições dos catadores que contribuem com a questão do lixo em nosso município”, explicou o titular da Semurb Ronan Liberal Jr.
A presidente da Coopresan Maiara Monteiro frisa que a reunião foi proveitosa: “No diálogo com o secretário, na busca dele por esse fortalecimento e assim cada vez mais avançar. Dar melhores condições de oportunidades aos catadores. A dinâmica do nosso trabalho contribui para a qualidade de vida. Os resíduos do aterro, é feita a triagem, a separação e o processamento”.
Trabalho ajuda nos cuidados com o meio ambiente. Fonte: Ascom Semurb.
Será agendada próxima reunião com a presença da secretária da Semma Vânia Portela. Pela Semurb ainda participou da reunião, o Chefe da Divisão de Saneamento Flávio Nascimento.
Por: Alciane Ayres/Ascom-Semurb
Fonte: Portal Santarém