Com objetivo de despertar na sociedade, a importância da luta dos direitos da pessoa com deficiência, no sentido de garantir os direitos já conquistados e fortalecer cada vez mais as ações, programas e projetos voltados para beneficiar os associados da classe e as famílias das Pessoas com deficiências no Município de Santarém, foi aberta na quinta-feira, 12, no Cras São José Operário, a campanha, Setembro Verde, que este ano traz o tema: Todos por uma Sociedade mais Inclusiva e Igualitária.
A programação foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
O Dia Municipal de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência, em Santarém, foi instituído pela Lei 21. 990 sancionada pelo Prefeito Nélio Aguiar em 30 de Novembro de 2023, e inseriu no calendário de eventos do Município, a ser comemorado anualmente no dia 21 de setembro, com foco na sensibilização da sociedade.
A programação de abertura contou com ação de cidadania e saúde, voltada para PCDs e seus familiares.
“Tivemos a abertura aqui trouxemos ação onde alguns serviços importantes foram ofertados para as pessoas PCDs e foi muito positiva. Nós iremos encerrar a programação com a realização de uma Blitz, dia 20, na Praça do Pescador, às 18 horas, onde vamos distribuir folhetos de conscientização, de sensibilização para a sociedade sobre a inclusão social,” observou Claiça Nogueira, Coordenadora do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Isabele da Silva Nina, moradora do bairro São José Operário, aproveitou para buscar atendimentos e destacou a importância da campanha. “É muito importante para a gente receber essas orientações porque temos o conhecimento, podemos passar para os filhos da gente e é gratificante para a gente poder receber porque tem muitos que precisam e não tem e a gente tendo o conhecimento, a gente vai passando e eu acho muito importante sim. Muito importante essa campanha, porque a gente vive hoje na sociedade onde a gente se depara muito com essa situação então é muito importante a gente aprender a lidar com essas pessoas saber como abordar porque nesse momento que a gente está hoje em dia é muito difícil. Ver alguém ali e compreender a gente, enxergar que a pessoa tem uma deficiência, muitos até enxergam, mas aí às vezes acabam decidindo dar a volta pra não ter que lidar com aquela situação, É aprender a abordar, aprender a lidar com eles, porque eu vejo assim, na minha opinião, que a gente tem que se adaptar à deficiência deles e não eles a nós. Até a paciência, saber como conversar, como lidar e ver como eles pensam, eu acho muito importante, sim”, avaliou.
“Eu acho muito importante porque falam muito de inclusão, e a gente vive num país que às vezes ainda tem muito preconceito. A gente precisa dessa inclusão, porque muitas pessoas não têm essa oportunidade, esse conhecimento ainda. É importante, muita gente às vezes não tem condição de pagar por essas ações. E aí é sempre bom ter essas ações, sempre as pessoas que não têm condições para poderem ir, ” observou, Lívia Beatriz Sales, autista, moradora da região de Planalto.
“Estamos avançando na política voltada ás pessoas com deficiência em Santarém, na assistência social, educação, na saúde, cada vez mais contemplando esse público no município de Santarém, nós temos o Núcleo da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vem discutindo políticas públicas para os PCDs. É importante a realização dessa campanha para que mais pessoas possam disseminar a temática que é tão importante. Convidamos à todos os PCDs, associações, a população de Santarém para estar conosco na Orla, participando da blitz, dia 20, para esse importante diálogo com a população,” avaliou Celsa Brito – Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O evento contou com a presença do Presidente do CMDPD, Ronilson Castro, população PCD, representantes de entidades e da Secretaria de Assistência Social e parceiros.
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém