Quatro dias depois de dois tripulantes de uma embarcação desaparecerem, durante um vendaval no rio Tapajós, no município de Belterra, na tarde de quinta-feira, 07, outro empurrador naufragou na área portuária de Santarém, no bairro da Prainha.
Durante o incidente não houve vítimas, apenas danos materiais. Já os tripulantes do empurrador, em Belterra, continuam desaparecidos.
O ACIDENTE
Por volta de 16h, de segunda-feira, 04, um vendaval que agitou as águas do rio Tapajós, provocou danos nos municípios de Belterra e Santarém, oeste do Pará. Na Praia do Pindobal, grandes ondas que se formaram com a ventania, danificaram barracas e colocaram embarcações em risco.
Durante o fenômeno da natureza, às proximidades da Praia do Pindobal, um empurrador naufragou com cinco pessoas à bordo.
Segundo testemunhas, três pessoas foram resgatadas com vida e duas se encontravam desaparecidas.
Desde a noite de segunda-feira, equipes do 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), de Santarém, fazem buscas no local. Militares da Matinha do Brasil também auxiliam nas buscas.
A Superintendência de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas abriu inquérito para investigar o acidente.
Os dois tripulantes desaparecidos foram identificados como: Nilson Edimar Rodrigues e Manuel de Assis.
Os sobreviventes, três tripulantes que conseguiram escapar com vida após o naufrágio, informaram aos bombeiros que, ao perceberem que o empurrador iria afundar, pularam para uma balsa. No entanto, Nilson e Manuel não conseguiram escapar a tempo, sendo arrastados pelas águas do Tapajós durante a ventania.
Os outros três tripulantes resgatados foram identificados como: Manoel Tomás Pereira Gomes, Ronilson Farias de Almeida e Roberto Kenedy de Sousa.
CORPO DE UM DOS DESAPARECIDOS FOI ENCONTRADO
O corpo de Manuel de Assis foi encontrado na tarde de quinta-feira (07), na área da Comunicação do Pindobal, em Belterra.
Nilson Edimar dos Santos, natural de Alenquer, continua desaparecido.
NOTA DA PREFEITURA DE BELTERRA
A Prefeitura de Belterra, por meio da Defesa Civil, comunica que está empenhada em acompanhar de perto as buscas pelos desaparecidos no naufrágio do empurrador na região.
O caso ocorreu durante um vendaval muito forte na tarde de segunda-feira, 4 de novembro. Atualmente, as buscas estão sendo conduzidas por 3 bombeiros, 1 técnico da Defesa Civil de Belterra e 3 homens da Marinha, tendo como prioridade a localização e resgate das vítimas desaparecidas.
A coordenadora da Defesa Civil de Belterra, Érica Keila, também tem acompanhado as buscas diariamente. A Prefeitura de Belterra reforça seu compromisso em prestar apoio e assistência às buscas e está em constante comunicação e colaboração com as autoridades competentes, para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas no auxílio às buscas.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém