Neste final de semana o sol da manhã na Praia do Juá, em Santarém, iluminou uma cena que se repete há 26 anos: um grupo de voluntários, com sacos plásticos nas mãos, percorrendo uma longa faixa de areia na coleta de resíduos sólidos deixados por banhistas. Não, não é apenas uma faxina, mas uma das ações que antecedem a tradicional Caminhada Ecológica, realizada pelo Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) e comunidades do Eixo Forte.
A mobilização é a segunda etapa das ações de sensibilização da sociedade para a importância da preservação do rio Tapajós e para a coordenação, o momento serve de diagnóstico para averiguar como está a vazão do rio e, principalmente, para sentir o pulso da relação entre as pessoas e a natureza.
Entre os voluntários está Walter Santos, morador da comunidade Pajuçara. Para ele, participar da limpeza das praias durante a Caminhada Ecológica não é uma obrigação, mas um gesto de cidadania.
Com a experiência de quem já participou de outras edições, seu olhar vai além do lixo recolhido. Ele vê a importância do trabalho do GDA como um esforço para “preservar as nossas praias para a nossa atual geração e para as outras gerações que vêm por aí”. É um trabalho que, para ele, une as comunidades em um propósito maior.
A Caminhada Ecológica é um esforço coletivo que mobiliza moradores das 17 comunidades do Eixo Forte e voluntários da cidade, todos unidos pela mesma causa. “A gente pede que cada vez venha mais gente nessa nossa ação, que quanto mais a gente vier, mais a gente fica sensibilizada”, declarou Walter Farias, morador de Alter do Chão.
A quantidade de resíduos encontrados na areia traz uma reflexão para Maria José Castro dos Santos, coordenadora do evento. Ela observa que, apesar de o meio ambiente ser um tema recorrente nas conversas, as atitudes praticadas nem sempre acompanham o discurso e que os resíduos deixados por frequentadores, revela um distanciamento da ideia de que aquele espaço é de todos.
“A gente fala muito do Clima, muito em meio ambiente, mas a gente está vendo que as pessoas não estão preocupadas com meio ambiente. Não é bom que você venha usufruir, mas leve o seu lixo pra sua casa. Traga seu saco, coloque, encontre um ponto de coleta e deixe lá. Aí nós vamos manter a nossa casa limpa”, completa Maria José, com a esperança de que os próximos visitantes encontrem o lugar tão acolhedor quanto ela gostaria que fosse.
A 26ª Caminhada Ecológica já tem data marcada: 18 e 19 de outubro de 2025, com saída de Maracanã, passando pelas praias do Juá, Salvação, Maria José, Piranga com uma pausa para o almoço em Pajuçara, seguindo a tarde pelas praias de Carapanarí, Paraíso, Ponta do Tapari e chegando ao pôr-do-sol em Ponta de Pedras onde é realizada uma noite cultural com Piracaia. Pela manhã, após um café regional os participantes retornam a caminhada passando pela Pedra da Moça, Ponta do Cururu até Alter do Chão. “A Caminhada une o cuidado com as nossas praias, o turismo, porque os participantes conhecem praias que só temos acesso por via fluvial. É uma oportunidade de fazer novos amigos e de eternizar momentos em um cenário único em meio a beleza da Amazônia”, pontuou.
Durante todo o trajeto a Caminhada conta com o apoio de profissionais de enfermagem, cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), além das equipes que dão suporte nas bajaras e embarcação de apoio.
Apoio institucional
Para que essa tradição continue viva, o GDA conta com a parceria das Comunidades de Pajuçara, Juá, São Brás e Alter do Chão e com o apoio de parceiros institucionais como a Prefeitura de Santarém (Semma, Secretaria dos Portos, Semsa e Semurb), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e empresários locais. “A caminhada não se sustenta sozinha, ela precisa dos patrocinadores. Nós estamos precisando de ajuda e os empresários que quiserem fazer parte da Caminhada junto conosco podem nos procurar no GDA, aqui na agripina de Matos, na rua ao lado da Escola Pedro Alvares Cabral, ou mesmo ligar telefone (93) 99241-5937 que nós estamos de portas abertas”, explica Maria José.
Inscrição
As inscrições para a 26ª Caminhada Ecológica seguem abertas até o dia 17 de outubro na sede do GDA, ao valor de R$ 60,00 que corresponde ao Kit caminhada que inclui a camisa da 26ª Caminhada Ecológica com uma cuia personalizada, que servirá para o consumo de água (que estará disponível durante todo o percurso) e alimentação na Piracaia.
Por: Martha Costa/GDA
Fonte: Portal Santarém