Na noite de terça-feira, 19 de novembro de 2024, o empresário e líder do Movimento em Defesa da Legalização da Garimpagem Regional, Luís Rodrigues da Silva, conhecido como Luís Barbudo, de 72 anos, foi morto a tiros em um bar, em frente ao seu empreendimento, no distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, sudoeste do Pará.
Conforme informações, o crime ocorreu por volta das 19h26, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram do local. O garupa desceu da moto, de capacete, entrou no estabelecimento e, ao sair, efetuou vários disparos de arma de fogo contra Luís Barbudo, que não resistiu e faleceu no local.
Guarnições da Polícia Militar e Polícia Civil estiveram no local e realizaram o isolamento da área para os devidos procedimentos legais e remoção do corpo.
A Polícia segue em diligência na tentativa de identificar e prender os acusados. Segundo as últimas informações, os autores do crime fugiram pela Transgarimpeira e teriam sido localizados na região do Jardim do Ouro, onde teriam trocado tiros com a polícia.
Luís Barbudo era uma figura conhecida na região pelo ativismo em prol da legalização das atividades de garimpagem no Estado, sendo que as desavenças são inevitáveis pra quem trabalha nessa região garimpeira.
Assista o vídeo:
Norton Sussuarana
Com informações de Plantão 24 Horas e Tabloide Pinga Fogo