Durante a COP 30, a Vibra, maior plataforma multienergia do país, levará até o dia 21/11, a impactante Loja de Inconveniência à Casa Brasil Belém 2025, espaço onde serão discutidas ações para um futuro mais verde e inclusivo para todos.
A iniciativa transforma o conceito tradicional de loja de conveniência em uma experiência imersiva e provocadora, que convida o público a refletir sobre um tema urgente: a violência sexual contra crianças e adolescentes. Em vez dos produtos comuns do dia a dia, os visitantes se deparam com dados reais e verdades incômodas que escancaram a gravidade desse crime silencioso, e um chamado à ação, por meio da denúncia pelo Disque 100, para que cada pessoa se torne parte da mudança.
“A Loja de Inconveniência é um convite à ação. A Vibra reafirma seu papel como agente de transformação social, usando a força da marca e sua presença em todo o país para dar voz a uma causa que não pode mais ser ignorada. É hora de romper o silêncio e transformar indignação em atitude. A mensagem é clara e urgente: agir e denunciar é o primeiro passo para proteger nossas crianças e adolescentes”, destaca Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Desde o seu lançamento, em março deste ano, a instalação já esteve presente em eventos como Web Summit, Festival Rede Mulheres Empreendedoras e 16º LASE (Líderes Ambientais no Setor de Energia), impactando mais de 10 mil pessoas, uma ação que transforma informação em empatia para mobilizar a sociedade.
No Brasil, oito crianças ou adolescentes são vítimas de exploração sexual a cada hora, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. A subnotificação é alarmante: apenas 8,5% dos casos chegam a ser denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais (Mapear 2023/2024).
Para ampliar o alcance dessa causa, foi lançado em março deste ano o Movimento Violência Sexual Zero, iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, a Childhood Brasil e o Instituto Liberta, com o apoio da Vibra. O movimento atua em rede para promover informação qualificada, sensibilizar lideranças e estimular práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos e comunitários. Cerca de 200 organizações já aderiram à iniciativa, o que reforça o papel transformador que o setor privado e as organizações da sociedade civil podem e devem exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Serviço Loja de Inconveniência:
Horário de funcionamento: 12h às 21h
Endereço: Casa Brasil Belém 2025 – Praça Waldemar Henrique, próximo às Docas de Belém
Entrada Gratuita
Resgate gratuitamente o seu ingresso para a Casa Brasil clicando aqui.
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.
No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
