Na manhã desta segunda-feira, 21, a Comunidade de São Brás, localizada na região do Eixo Forte, realizou um grande mutirão de limpeza que mobilizou moradores e lideranças comunitárias. Com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a ação integrou as atividades da Campanha da Fraternidade 2025.
A iniciativa foi organizada pela igreja católica local, pelo conselho comunitário, associação de moradores e demais entidades da comunidade, contando com a participação da equipe do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM/Semma).
O presidente do conselho comunitário, Adailson Rocha, destacou o valor da parceria entre a comunidade e o poder público. “Uma ação como essa é muito importante para realizarmos a limpeza das ruas e dos igarapés, porque muita gente ainda não entende o que é conscientização. A colaboração entre os moradores e o poder público é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, afirmou.
A ação integra a Campanha da Fraternidade 2025, que este ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Odete Peixoto, coordenadora da igreja local, comentou sobre a participação da paróquia no mutirão. “Esse tema é de grande importância para a vida da nossa comunidade católica e da comunidade em geral, porque todos nós sabemos do contexto em que vivemos. Ele está diretamente ligado à proposta da Campanha da Fraternidade e nos convida a sermos agentes de preservação do meio ambiente em que vivemos”, destacou.
Durante a programação, a equipe de Educação Ambiental do CIAM repassou orientações sobre o descarte correto do lixo, os dias da coleta e realizou visitas educativas em residências, balneários e comércios da comunidade.
Para o chefe da Seção de Educação Ambiental do CIAM, Miguel Barbosa, a aproximação com os moradores é essencial para fortalecer práticas sustentáveis. “Vale ressaltar que é fundamental que a comunidade multiplique as ações de educação ambiental em todas as residências, levando esse conhecimento de dentro para fora de casa. É muito importante realizarmos essa ação em conjunto com a comunidade, para que ela comece, de fato, a gerar frutos”, pontuou.
Após a coleta dos resíduos, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), também parceira da ação, ficará responsável pelo recolhimento do lixo acumulado.
Por: Cibele Pixinine/Ascom-Semma
Fonte: Portal Santarém