Nesta quarta-feira, 05, o deputado federal Henderson Pinto conduziu audiências públicas para debater projetos que reconhecem títulos importantes para municípios paraenses: Belém – Capital do Café, das Mangueiras e do Açaí; Floresta do Araguaia – Capital do Abacaxi; e Igarapé-Miri – Capital do Açaí. As iniciativas visam reconhecer o significado alimentício, econômico e cultural do café, do abacaxi e do açaí para a população paraense. As audiências foram realizadas por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados.
“É um passo importante para valorizar a força e a cultura do nosso estado, medidas que podem atrair mais investimentos e promovendo ainda mais o desenvolvimento das região onde são produzidas”, comentou Henderson Pinto.
Açaí e Abacaxi
No Pará, o açaí é considerado mais do que um simples alimento: é parte da cultura local e da dieta diária, seja de famílias ribeirinhas, responsáveis pela colheita do fruto no alto das palmeiras, seja de quem mora nos grandes centros urbanos. O fruto movimenta a economia local de forma expressiva, tornando o Pará como o maior produtor e exportador de açaí do Brasil. Em 2024, o estado exportou mais de 60 mil toneladas do fruto, alcançando mercados internacionais como Estados Unidos e Japão.
Já Floresta do Araguaia é considerado o maior produtor de abacaxi do Brasil, com cerca 20% do cultivo nacional. A produção movimenta o comércio regional e coloca o Pará em destaque nacional.
“São produções que movimentam a economia do estado do Pará e promovem mais desenvolvimento, emprego e crescimento para a nossa população. Essas medidas são fundamentais para potencializar e fortalecer os nossos produtores rurais”, disse Henderson Pinto.
Participaram das audiências, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) do Pará, Giovanni Queiroz, e o prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina.
Com informações da Ascom/Deputado Henderson Pinto
Fonte: Portal Santarém
