Durante uma operação de combate ao furto de energia realizada na manhã de terça-feira, 12, no município de Itaituba, sudoeste do Pará, uma equipe técnica identificou uma ligação irregular em uma panificadora localizada no bairro da Paz. Após a verificação feita pela perícia, foram iniciados os procedimentos para regularização da unidade.
O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante e conduzido à delegacia para prestar depoimento. Um boletim de ocorrência foi registrado por furto de energia elétrica.
De acordo com a análise técnica, o desvio de emergia era aproximadamente 6 amperes por fase, o que representa um consumo clandestino estimado de cerca de 1000kWh por mês. Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer aproximadamente dez residências populares, cada uma com consumo médio de 100 kWh mensais.
Penalidades para os infratores
O furto de energia elétrica, conhecido popularmente como “gato”, e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Além de crime, essa prática representa risco de acidentes, incêndios e compromete a qualidade do fornecimento de energia para a população.
Como denunciar?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas de forma anônima na Central de Atendimento da Equatorial Pará, pelo número 0800 091 01 96, ou através do site www.equatorialenergia.com.br, na aba “Quero denunciar uma fraude”.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém