O prefeito Zé Maria Tapajós concedeu hoje, quinta-feira, 10, uma entrevista coletiva para informar à população as ações, serviços e obras realizadas em 100 dias de gestão. Em destaque, o aumento do número de cirurgias realizadas no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e a extensão do horário para atendimento da população em Unidades Básicas de Saúde da área urbana; a recuperação viária tanto na zona urbana quanto na zona rural; as obras que serão entregues nos próximos dias na educação; a estreia de novos projetos na cultura e no turismo; a consolidação da prestação de serviços com o Puxirum do Trabalho e da Transformação e o sucesso do carnaval 2025.
Em 100 dias, a Prefeitura aumentou em quase 130% o número de cirurgias realizadas durante o primeiro trimestre de 2025. Foram mais de 1800 procedimentos realizados neste ano; em 2024, no mesmo período, foram 784. Na área da Atenção Primária, quatro Unidades Básicas de Saúde da área urbana – Aldeia, Fátima e Laguinho, na zona Norte, Matinha e Mararu, na zona Sul, e Salvação, na zona Oeste, iniciaram os atendimentos com horários estendidos ao público, até às 21h. Foram, também, 900 Autorizações de Internações Hospitalares (AIH’s), via Ministério da Saúde.
Na zeladoria urbana, a atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), recolheu 20.300 toneladas de resíduos domiciliares, uma média de 203 toneladas por dia, além de 800 carradas de entulho, aproximadamente 3000 toneladas.
Mesmo com a intensidade e o volume de chuvas neste início de ano, a Prefeitura trabalhou firme para garantir melhores condições de mobilidade e trafegabilidade, com 55 km de terraplenagem em 41 bairros; 63 km de recuperação asfáltica (tapa-buraco), em 54 bairros. O trabalho de infraestrutura na cidade estendeu-se à zona rural, com 50 km de ramais recuperados.
Além disso, o prefeito, também, anunciou outros projetos importantes.
“Já há em nosso planejamento a adequação de 15 km da BR 163 até o Tabocal, um projeto de drenagem nas imediações do IFPA e do mercado da Prainha, um novo cais de arrimo em frente ao Centro Cultural João Fona, o cadastro do programa Minha Casa, Minha Vida com 528 unidades habitacionais no Residencial São José Operário e 192 unidades habitacionais do Projeto Marajoara, que, também, faz parte do Minha Casa, Minha Vida”, informou.
Os avanços na educação tiveram destaque com a entrega da Escola Moacir Freitas Machado, a quadra coberta da Escola Olindo Neves e a entrega do poço artesiano da Escola São Sebastião. Outros 19 educandários e 11 quadras cobertas serão entregues nos próximos dias.
Inovações
A Prefeitura de Santarém implantou novos projetos e reorganizou o carnaval, valorizando os traços regionais. No turismo, a população ganhou o Domingo de Lazer, uma ação que coloca em evidência as praças e parques com apresentações culturais, feiras de artesanato e de gastronomia, reforçando a vocação turística da Pérola do Tapajós.
Falando em cultura, a Prefeitura impulsionou o carnaval, que a partir deste ano trouxe os traços regionais. Denominado de Circuito Tapajônico de Carnaval, a primeira edição superou todas as expectativas. Com 59 blocos e 65 shows espalhados pelos bairros e ruas da cidade, o evento movimentou a economia local, atraiu turistas e se destacou pela sua diversidade e energia, que envolveu a população e os visitantes em uma verdadeira festa popular. Foram 217.600 brincantes no período de 21 de fevereiro a 05 de março.
Prestação de serviços é vocação do governo e nada melhor que fazer o que todo bom caboclo da Amazônia sabe: um puxirum. Esse foi o nome do mutirão que envolveu diversos serviços, com a participação de todas as secretarias do governo. O Puxirum do Trabalho e da Transformação realizou mais de 5 mil atendimentos no distrito de Curuai, região do Lago Grande em sua primeira edição e não vai parar por aí.
“São apenas 100 dias, mas que conseguimos realizar importantes serviços, obras e ações. O nosso lema é trabalho e transformação e é isso que estamos fazendo todos os dias: trabalhando para gerar resultados e promover o bem-estar à população de Santarém”, argumenta Zé Maria Tapajós.
Por: Samuel Alvarenga/Ascom-PMS
Fonte: Portal Santarém