A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), é parceira na realização do VI Encontro de Justiça Restaurativa do Oeste do Pará, que acontecerá no dia 26 de setembro (sexta-feira), às 14h, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
Com o tema central “Justiça Restaurativa como política pública: desafios, possibilidades e experiências amazônicas”, o evento reunirá especialistas reconhecidos nacional e regionalmente para refletir sobre a Justiça Restaurativa como instrumento de transformação social e construção de uma cultura de paz.
Programação
Painel 1 – Políticas Públicas e Justiça Restaurativa
Tema 1: Da experiência piloto à política pública: desafios e possibilidades da Justiça Restaurativa no Brasil
Palestrante: Dr. Leoberto Narciso Brancher – Desembargador aposentado do TJRS, pioneiro na introdução da Justiça Restaurativa no Brasil, professor e consultor da UNESCO.
Tema 2: Políticas públicas e o papel da Justiça Restaurativa na transformação social
Palestrante: Dra. Josineide Gadelha Pamplona Medeiros – Juíza do TJPA, doutora em Ciências Ambientais, mestre em Direito e coordenadora estadual de Justiça Restaurativa no Pará.
Painel 2 – Povos Tradicionais, Comunidades Amazônicas e Experiências Locais
Tema 1: Justiça Restaurativa e a política do bem viver: fortalecendo os vínculos comunitários na Amazônia
Palestrante: Prof. Dr. Nirson Medeiros da Silva Neto – Professor da Ufopa/UFPA, doutor em Ciências Sociais, pesquisador e líder do grupo “Justiça Restaurativa na Amazônia Brasileira”.
Tema 2: Santarém Restaurativa: da experiência local à institucionalização da Justiça Restaurativa como política pública
Palestrante: Profa. Dra. Cynthia Fernanda Oliveira Soares – Vice-presidente da OAB Santarém, docente da Ufopa, doutora em Justiça Restaurativa e coordenadora da CJUá/Ufopa.
Ao final da programação, ocorrerá a Diplomação de Facilitadores do Curso de Justiça Restaurativa da Escola Judicial do Pará (TJPA), em ato simbólico de valorização da formação e difusão da prática restaurativa no Estado.
Durante o evento, os participantes são convidados a doar 1 pacote de absorventes higiênicos, destinados às mulheres da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Santarém, em apoio ao Projeto Restaurativo Caminho de Casa.
Inscrição gratuita pelo link: [clique aqui]
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém