A população da região do Tapajós vivenciou nesta segunda-feira, 19, um momento histórico, marcado por alegria e emoção. Isso porque o prefeito de Santarém José Maria Tapajós e sua comitiva de governo estiveram na região realizando a assinatura da Ordem de Serviço (OS) que autorizou o início da obra de construção da ponte de madeira que interliga as comunidades Tucumatuba e Nuquini. O ato de cerimônia aconteceu no local onde será construída a ponte com a presença de lideranças e moradores locais.

A obra, uma reivindicação antiga da população, irá viabilizar melhorias na infraestrutura e na mobilidade rural, beneficiando diretamente mais de dez comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.
O equipamento público será executado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). O investimento total é de R$ 1.975.647,05, recursos exclusivos do Tesouro Municipal.
Com 375 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, a ponte beneficiará cerca de 5 mil famílias da região, garantindo a travessia segura de pedestres — principalmente estudantes — além de bicicletas e motocicletas.

A construção da nova ponte colocará fim a um problema histórico que, por décadas, impactou a vida dos moradores da região, oferecendo riscos e dificultando o deslocamento entre as comunidades.
Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito José Maria Tapajós, o secretário de Agricultura e Pesca (Semap), Bruno Costa; a secretária-adjunta de Saúde, Irlaine Figueira; os vereadores Júnior Tapajós, Urias Pingarilho, Bárbara Matos, Elita Beltrão, Erasmo Maia e Sérgio Pereira, além de instituições parceiras, lideranças comunitárias e moradores.
Em seu pronunciamento durante o evento, o prefeito destacou o impacto positivo da obra para toda a região:
“Trata-se de uma demanda antiga, que há décadas era sonhada pelas famílias da região do Tapajós, e que a partir de agora sai do papel e passa a se tornar realidade. É mais infraestrutura, mobilidade, e qualidade de vida para as mais de dez comunidades beneficiadas. É mais uma importante obra para a mobilidade e segurança da população ribeirinha”, destacou o prefeito José Maria Tapajós.

Moradores da região comemoraram a nova obra
A satisfação dos moradores é evidente. A construção da ponte é uma das solicitações mais antigas e urgentes da população local. João Vaz, presidente da comunidade Tucumatuba, expressou com emoção o sentimento coletivo.
“Eu estou com o coração transbordando de alegria, porque já passou gestão e gestão, promessas já foram feitas, mas graças a Deus no governo do prefeito Zé Maria a gente está vendo que a coisa vai sair do papel e a obra vai começar”, argumentou.

O presidente da Vila de Boim, Ezequiel Lopes, disse em seu discurso que a construção vai melhorar significativamente a vida dos comunitários.
“Antes o acesso aqui era muito difícil, principalmente para alunos que ficavam ilhados, sem acesso. Agora o que era apenas um sonho, vai se tornar realidade. Agradeço ao governo atual que ouviu os anseios dos moradores e não mediram esforços para a concretização desse sonho”, comemorou.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, o equipamento público não só resolverá problemas de mobilidade, mas também trará um sentimento de segurança e confiança na gestão pública, demonstrando que as demandas da população estão sendo ouvidas e atendidas de forma eficaz.
“Essa manifestação de alegria e gratidão das lideranças reflete a voz de muitos moradores que há tempos aguardavam por melhorias concretas na infraestrutura local. Nossos parabéns às comunidades, pela luta e conquista histórica desta importante obra. Agradecemos também ao nosso prefeito pela sensibilidade e compromisso em autorizar de maneira imediata o início dos trabalhos”, enfatizou.
Após a assinatura, a empresa IRS Empreendimentos vencedora da licitação iniciará imediatamente a instalação completa do canteiro, dando início às primeiras etapas da obra.

A construção da nova ponte reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento das comunidades e com a entrega de soluções que impactam diretamente o dia a dia das famílias, fortalecendo o progresso na zona rural.
Por: Luan Rodrigues/Ascom-Semap
Com informações da Agência Santarém