A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou cestas de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. A ação encerrou na sexta-feira (13) e contemplou aldeias e comunidades ribeirinhas com a distribuição de aproximadamente 20 toneladas de alimentos.
Adquiridos diretamente de 11 produtores indígenas locais, com cotas familiares no valor de R$ 7 mil, a ação contempla alimentos como: macaxeira, banana, jerimum, mamão, milho verde, farinha de mandioca, farinha de tapioca, melancia, goiaba, goma de tapioca, pupunha, galinha caipira e peixe.
Durante os dias 11 e 12, equipes da Semtras e parceiros também realizaram visitas técnicas às propriedades para validação da produção, garantindo a transparência e o controle de qualidade dos alimentos entregues.
“O PAA Indígena é mais do que uma entrega de alimentos. Ele estimula o protagonismo das comunidades, fortalece a agricultura familiar indígena e gera impacto direto na renda das famílias produtoras”, afirmou o coordenador do programa, Dinael Cardoso dos Anjos.
Na Aldeia Trindade, a entrega foi marcada por emoção e reconhecimento. A cacica Maria Vanderlice Arapiun agradeceu pela chegada do programa à comunidade.
“Pra mim é um prazer muito grande ver o PAA Indígena aqui na nossa aldeia. É valorização dos nossos produtos naturais. Farinha, tapioca, macaxeira, beju, tudo feito com nossas mãos e vindo da nossa mãe terra. Esperamos que mais famílias possam participar e que esse projeto cresça ainda mais. Só temos a agradecer”, disse.
Ariane Tupinambá, da aldeia Surucuá, também agradeceu a execução do programa.
“Para nós é muito importante estar participando do PAA. Há poucos meses nós passamos por um período muito crítico da seca na nossa região, onde nós perdemos grande parte dos nossos produtos, grande parte das árvores frutíferas, da própria roça de mandioca, e hoje está fornecendo para o PAA, é uma forma de dizer que a gente tem produção, que nós precisamos nos organizar ainda mais e que nós temos como dar alternativa a ter uma qualidade de vida saudável, livre de agrotóxicos”, contou.
“A execução do PAA Indígena em Santarém representa o fortalecimento da segurança alimentar com identidade e respeito às práticas tradicionais de produção. É alimento saudável, natural e vindo da própria terra indígena. Isso é dignidade, geração de renda e valorização cultural”, destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
A iniciativa conta com o apoio de instituições parceiras, como a Turiarte, e reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da equidade e a valorização dos povos indígenas do município.
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém