A chegada da energia elétrica a regiões remotas do Oeste paraense está prestes a se tornar realidade para milhares de pessoas. Por meio do programa federal Luz para Todos, um investimento de R$ 25,2 milhões vai ampliar a rede de distribuição de energia e transformar a rotina de 1.678 famílias que vivem em comunidades rurais.
Serão beneficiados moradores dos municípios de Santarém, Monte Alegre, Óbidos, Belterra, Itaituba e Trairão, garantindo não apenas iluminação, mas avanços concretos na qualidade de vida, com a possibilidade de conservar alimentos, melhorar as condições de estudo e saúde e impulsionar a economia local com o uso de equipamentos elétricos.
Segundo o gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, Leandro Martins, o desafio vai além da instalação da infraestrutura. “ A Equatorial Pará atua como a agente executora do investimento. Cabe à concessionária transformar o aporte financeiro em infraestrutura real, superando os desafios geográficos do Oeste paraense para instalar redes elétricas, transformadores e garantir que a energia chegue com qualidade e segurança dentro das casas dos novos beneficiários”, destaca.
A execução do projeto, para os próximos três meses, abrange seis municípios estratégicos da Calha Norte e do Tapajós onde estão comunidades isoladas, populações que vivem em áreas remotas, onde a rede de distribuição convencional ainda não chegou, assentamentos rurais e comunidades tradicionais, áreas de reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas em especial.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém