Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal Santarém
Santarém (PA), quarta-feira, 4 de junho de 2025 - 23:01
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: Programa para o fortalecimento de empreendimentos da agricultura familiar é lançado Santarém, no Oeste do Pará
Compartilhar
Portal SantarémPortal Santarém
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Santarém > Blog > DIA A DIA > Programa para o fortalecimento de empreendimentos da agricultura familiar é lançado Santarém, no Oeste do Pará
DIA A DIA

Programa para o fortalecimento de empreendimentos da agricultura familiar é lançado Santarém, no Oeste do Pará

Jeferson Miranda
Última atualização: 03/12/2024 12:56
Jeferson Miranda
Compartilhar
“Denominado de Forte Mais Gestão, programa é executado pelo IFPA Campus Santarém em parceria Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)”
Compartilhar

O Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Santarém, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), lançou na última sexta-feira (30) o programa Mais Gestão. A iniciativa, conduzida no âmbito da Incubadora Tecnológica de Cooperativismo e Empreendimentos Solidários (INTECOOPES), tem como objetivo fortalecer associações, cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar no Oeste do Pará. 

O evento contou com a participação de representantes do MDA, entre eles Ana Terra Reis, da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Segurança Alimentar (SEAB), e o professor Paulino Tavares, chefe da Divisão de Cooperativismo. Também estiveram presentes lideranças de cooperativas, associações e federações da região, além de autoridades dos municípios de Santarém, Belterra e Óbidos. 

Fortalecimento da Agricultura Familiar 

O programa busca oferecer capacitações, consultorias e assistência técnica com metodologias inovadoras, promovendo a sustentabilidade econômica e contribuindo para a segurança nutricional. Bruno Almeida, professor do IFPA e coordenador de área do Mais Gestão, destacou que o projeto já está na etapa de análise de documentos das cooperativas e associações inscritas. “Estamos avaliando organizações de municípios como Óbidos, Alenquer, Mojuí dos Campos e Santarém para selecionar os melhores empreendimentos, garantindo a efetividade do trabalho”, afirmou. 

Para o professor Paulino Tavares, chefe da Divisão de Cooperativismo, as parcerias do programa são fundamentais para fortalecer as organizações, ampliando o acesso a mercados e linhas de crédito. Ele ressaltou a importância do envolvimento da sociedade civil. 

“A execução só terá êxito com o empoderamento das comunidades atendidas, beneficiando não apenas os participantes diretos, mas também seus associados”, destacou. 

Impactos Locais e Parcerias Estratégicas 

Manoel de Edivaldo, presidente da Cooperativa Agroextrativista do Oeste do Pará (ACOSPER), comemorou a seleção da organização para o programa. Ele ressaltou a relevância da iniciativa, especialmente pela origem governamental do apoio. 

“É um momento importante, pois estamos ampliando nossas atividades e isso exige boa gestão para alcançarmos resultados positivos”, disse. 

Diego Andrade, representante do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Pará, reforçou a parceria com o IFPA, destacando que o programa irá potencializar o desenvolvimento da gestão e a comercialização das cooperativas, além de fomentar a agroindustrialização na região. “Entendemos a grande importância de o programa potencializar o desenvolvimento da gestão, a atuação das cooperativas, a chegada do mercado, além da agroindustrialização também”, salientou Diego. 

Ainda durante o lançamento, com o objetivo de fortalecer o movimento cooperativista no Pará, debater em conjunto políticas públicas, modelos de cadeia de valor para o desenvolvimento das cooperativas do Oeste paraense e somar esforços institucionais para difusão dos princípios do cooperativismo como opção de modelo de negócio de base comunitária para a realidade do Estado, foi assinado um Protocolo de Intenção de Cooperação Técnica entre o sistema OCB Pará e o IFPA, como destaca Diego. 

“O sistema OCB Pará reforça a sua parceria e assinou um protocolo de intenções para que a gente além das ações que a gente já vai desenvolver, possa também fazer com que as cooperativas acessem a recurso no mercado para desenvolver essas atividades aqui na região Oeste do Pará”, reforçou. 

Ana Terra Reis, representante do MDA, enfatizou a importância do Mais Gestão para o desenvolvimento da agricultura familiar no Pará. Ela destacou ainda o desafio de preparar as cooperativas e associações para a COP30, que ocorrerá em 2025, em Belém, capital paraense. 

“Com esse projeto a gente pretende que cooperativas e associações do estado do Pará possam ter acesso a comercialização, possam ter mecanismos para melhorar sua gestão e acessar o mercado e levar vida e dignidade pro nosso povo. Então a parceria IFPA e MDA a partir de agora com o programa Mais Gestão, tem tudo pra dar certo e a gente tem um grande desafio esse ano. É preparar o nosso povo para receber aqui no Pará a COP30”, ressaltou Ana. 

Abrangência Regional 

O programa abrange 20 empreendimentos em 10 municípios da região: Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Rurópolis, Uruará e Placas. Santarém, Óbidos e Rurópolis serão os pólos de atuação. A cerimônia de lançamento incluiu a assinatura de termos de compromisso, apresentações sobre metodologias de trabalho e oficinas de capacitação para equipes técnicas e gestores. 

Com o Mais Gestão, o IFPA e o MDA reafirmam o compromisso de promover a agricultura familiar no Oeste do Pará, fortalecendo cadeias produtivas e garantindo desenvolvimento sustentável para a região. 

Por: Ascom Fort+ Gestão 

Fonte: Portal Santarém 

 

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Polícia Civil prende 7 suspeitos por associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes
Próximo artigo Gerente de Relacionamento com o Cliente, da Equatorial, fala sobre o lançamento do Natal Encantado
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23/09/2024

Achamos que você também vai gostar

DIA A DIA

REUNIÃO COM A SOCIEDADE DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE AMOR DE SANTARÉM (SOAHAMOR)

Nesta segunda-feira, 12 de maio, às 9h, a Câmara de Vereadores de Santarém receberá uma reunião de trabalho com a…

2 minutos de leitura
DIA A DIA

Instituto Maestro Wilson Fonseca amplia oportunidades para jovens de Santarém com apoio da Equatorial Energia

O Instituto Maestro Wilson Fonseca, referência em educação musical e artística em Santarém, renovou seu patrocínio com a Equatorial Energia…

4 minutos de leitura
DIA A DIA

Prefeitura inaugura iluminação padrão FIFA no campo da comunidade São Raimundo da Palestina

A programação de aniversário de Santarém continua com entregas de obras na cidade e na zona rural. Na noite de…

3 minutos de leitura
DIA A DIA

Equipe de governo realiza visita técnica à vila balneária de Alter do Chão

Muitos turistas estão aproveitando a vila balneária de Alter do Chão e se encantando com as belezas naturais. Por isso,…

3 minutos de leitura
Portal Santarém

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha