Em março de 2025, o jornalista Matheus Freire, ex-assessor de comunicação do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), denunciou o presidente da instituição, Antônio Marcos Freire, por assédio moral. Segundo Matheus, ele foi alvo de atitudes desrespeitosas e humilhantes desde que assumiu o cargo em 2023. O caso mais grave ocorreu em 12 de março, quando foi demitido por telefone, de forma agressiva, após um desentendimento sobre a divulgação de um conteúdo institucional.
Na ocasião, o jornalista tentou explicar a situação, mas foi interrompido por gritos e xingamentos. Ao pedir respeito, foi desligado sumariamente. O caso foi noticiado pelo site Correio Paraense, que trouxe detalhes da denúncia.
Dois meses depois, o Coren-PA fez um post nas redes sociais em “Defesa da Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral”, como parte de uma campanha nacional encabeçada pelo Cofen. A ação, no entanto, não passou despercebida nas redes sociais: diversos comentários questionaram a coerência da publicação diante da denúncia recente.
“Quanta ironia…”, comentou uma internauta. Outro perfil foi direto: “Deveriam começar enfrentando o assédio dentro da própria instituição”. “Na prática, o discurso não se sustenta”, escreveu mais um. “Quem vê pensa que vocês praticam isso aí mesmo”, disse outro seguidor.
Ao ver a publicação, Matheus Freire se manifestou nos stories: “Tudo o que está descrito nessa legenda não acontece no Coren-PA. O assédio moral lá é antigo. Eu denunciei, não me calei e jamais irei me calar. Eu tenho valor. Eu sou competente.”
As reações expõem um desgaste na imagem institucional do conselho e reforçam a cobrança por medidas reais e não apenas simbólicas. O caso segue gerando debate entre profissionais da comunicação, da enfermagem e do serviço público.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém