A noite de sexta-feira (7) marcou um momento histórico para Santarém, com a entrega oficial do Programa Santarém Conectada, no Complexo Esportivo e de Lazer do Parque da Cidade. O evento, promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), reuniu música, cultura e inovação em uma grande celebração ao avanço digital do município.

O programa Santarém Conectada representa um novo marco no acesso à internet pública gratuita. Com a instalação de 15 pontos de Wi-Fi livre em praças e espaços públicos estratégicos, a iniciativa busca promover inclusão digital, ampliar o acesso a serviços de governo eletrônico e fortalecer a interação entre a administração municipal e a população.

Para o Prefeito José Maria Tapajós, a gestão tem o compromisso de conectar pessoas e oportunidades. “O Santarém Conectada é mais do que um programa de internet pública: é uma ponte entre o cidadão e os serviços, entre a cultura e o conhecimento. Estamos levando tecnologia para onde o povo está.”
A empresa Interligue Telecomunicações Ltda. é a responsável pela implementação, operação e manutenção da rede, com contrato de R$ 9,74 milhões e vigência de quatro anos (agosto de 2025 a agosto de 2029). A Ordem de Serviço foi assinada em 25 de setembro, dando início a uma nova etapa de conectividade na cidade.
“Vivemos em uma era em que o acesso à internet é um direito básico para o exercício pleno da cidadania. O Santarém Conectada vai garantir inclusão digital, apoio à educação, incentivo à inovação e ao empreendedorismo — pilares essenciais para o desenvolvimento do município.”, destaca Michel Martins, secretário municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec).

Os primeiros pontos de acesso contemplam locais como Praça do Pescador, Praça de Eventos, Praça Júlia Passarinho, Praça do Santíssimo, Praça Barão de Santarém, Praça da Nova República, Praça Mirante do Saubal, Praça do Santarenzinho, Praça Tiradentes, Praça Fortaleza do Tapajós, Parque da Cidade, Mercadão 2000 (frente), Mercado Modelo (frente) e Praça Sete de Setembro, em Alter do Chão.

Para celebrar o lançamento do programa, o Cultura na Praça, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), levou ao público uma edição especial repleta de atrações musicais e culturais. O palco instalado no Parque da Cidade recebeu artistas locais, manifestações populares e apresentações que celebraram a identidade santarena e o espírito comunitário que marca o evento.
“A cultura tem o poder de aproximar, emocionar e inspirar. Nesta noite, ela também se une à tecnologia para mostrar que o futuro se constrói com inclusão e acesso. É muito simbólico que o Cultura na Praça esteja presente nesse marco de conectividade para Santarém.”, concluiu Priscila Castro, titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Desde sua criação, o Cultura na Praça tem sido um espaço de valorização dos talentos locais e de fortalecimento das expressões artísticas amazônicas. Nesta edição, o projeto ganhou ainda mais significado ao unir arte e inovação, mostrando que a cultura também é uma poderosa ferramenta de conexão social.
E com o novo programa, Santarém dá mais um passo rumo à modernização dos serviços públicos, à valorização dos espaços urbanos e à promoção da inclusão digital. O objetivo é que a internet pública gratuita esteja cada vez mais presente no cotidiano dos santarenos — fortalecendo a cidadania, a economia criativa e o acesso à informação.
Por: Weldon Luciano/Ascom-Semc
Com informações da Agência Santarém
