“Desde lá, de 12 de fevereiro de 1981 até hoje, eu trabalho em dois horários e eu sou muito grata a Deus por isso, porque haja força, haja coragem, haja resiliência emocional. Realmente, esses 44 anos de trabalho representam muito na minha vida, olha quantas sementes plantadas ao longo desses anos”. Essas foram algumas palavras proferidas pela secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, ao ser surpreendida por funcionários e servidores nesta segunda-feira, 3, no auditório da Semed com uma homenagem pelos 44 anos de vida pública comemorados ontem, domingo, 2.
Maria José Maia iniciou sua trajetória na educação como professora, lecionando para a primeira turma de alunos na Escola São José, onde foi aluna de 1974 a 1977 e lá permaneceu como professora por duas décadas.
O início foi difícil. A professora precisava caminhar 5 km até chegar à escola para lecionar. Depois, com o passar dos anos e com os primeiros salários, adquiriu uma bicicleta. Foram muitas pedaladas até formar os primeiros alunos, mas que a ajudaram a conquistar o prestígio de hoje.
“Foram muitos desafios na vida e a gente tem que aprender a ter cabeça erguida, ultrapassar obstáculos, não se acabrunhar diante dos primeiros problemas pra depois a gente não dizer ‘ah, eu não venci’, ‘eu não lutei pra vencer’. Então, esse é o exemplo que eu queria deixar para vocês, que a gente tenha sempre a cabeça erguida para vencer os obstáculos da vida, mas para gente poder também futuramente entender e vivenciar momentos como esse. Podem ter a certeza que eu estou muito feliz de vocês estarem aqui hoje, tirado um tempinho de cada um dos setores para estarem comigo. Quando a nossa semeadura é feita com amor, a gente colhe muitos frutos dessa semeadura”, disse Maria José.
Casada com Domingos da Silva e mãe de três filhos, Rodrigo, Naiara e Danilo José (in memoriam) as principais atividades profissionais foram sempre voltadas à educação.
Trajetória
Foi professora nas Escolas João XXIII e São José, no planalto santareno. Atuou como gestora na Escola João XXIII, o Cipoal, em dois períodos (1986 a 1996) e (2005 a 2010). De 1997 a 2004 atuou como assessora da região do Planalto pela secretaria municipal de Educação (Semed). De 2011 a 2012 foi Diretora da 5ª URE (5ª Unidade Regional de Ensino/Seduc-PA). No período de 2013 a 2016 foi vice-prefeita de Santarém, na gestão do ex-prefeito Alexandre Von.
De 2017 a 2020 atuou como vereadora na Câmara de Santarém, eleita com 4.038 votos. Atualmente, exerce o cargo de secretária municipal de educação na gestão do prefeito Zé Maria Tapajós. Maria José Maia está à frente da pasta da Educação desde 1º de janeiro de 2021, durante o segundo mandato do ex-prefeito Nélio Aguiar.
Por: Ronnie Dantas/Ascom-Semed
Fonte: Portal Santarém