Com o objetivo de proporcionar aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, acompanhados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foi realizada, na sede do Sinprosan, uma feira das profissões, com o tema Construindo meu Futuro.
Sessenta socioeducandos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes opções de carreiras e profissões, ampliando sua visão sobre o mercado de trabalho e estimulando a construção de um projeto de vida voltado à inserção social e profissional, por meio de informações, orientações e interação direta com profissionais de diversas áreas.
Na ocasião foram montados estandes de profissões: Polícia Militar; 8° Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC); Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santarém; Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); profissional de educação física; enfermagem; engenharia civil; NTI Prefeitura de Santarém – Técnico de Informática; barbeiro, estética e beleza, frentista, eletricista; refrigeração e climatização; atendente de farmácia da Profissionaliza.
O evento, também, contou com a certificação de cursos realizados pelos socioeducandos que foram: curso de estética e beleza, frentista, assistente administrativo e informática.
“Este evento foi cuidadosamente planejado pela equipe pedagógica da medida socioeducativa para proporcionar a esses jovens e adolescentes, uma oportunidade única de explorar diversas carreiras e profissões, ampliando seus horizontes e inspirando a construção de um projeto de vida sólido e promissor. Tivemos a honra de contar com a presença de profissionais de diversas áreas, que compartilharam suas experiências e conhecimentos. Além disso, também, celebramos as conquistas de todos os que concluíram os cursos profissionalizantes, cursos esses que tiveram o nosso acompanhamento técnico do início ao fim. Então é apenas o começo de uma jornada incrível rumo à inserção social e profissional. Juntos, estamos construindo um futuro melhor e mais brilhante para esses adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas,” observou Mariele Araújo Limeira, coordenadora do Creas-MSE.
“Eu tenho que agradecer por terem me ensinado a ficar aqui e fui gostando bastante, também, e ganhei várias oportunidades que eu não tive na vida, que hoje eu tive, e também ganhei uma vaga de trabalho, do Jovem Aprendiz, e vou agradecer muito por essa vaga, porque entrei no mercado de trabalho, também fiz vários cursos, já estou finalizando o cumprimento da medida por aqui, voltei a estudar, estava há 3 anos, parado,” contou o socieducando.
“Essa atividade dentro do projeto Construindo Meu Futuro, compreendeu em algumas etapas, até chegar a esse momento de encerramento do projeto, várias etapas já se passaram, para que os nossos usuários comecem a pensar, comecem a planejar muito o seu futuro. É o momento de ter sonhos, esperança, de vencer desafios, de levantar a cabeça, de continuar realmente vendo um futuro. E pensando nisso, que construímos todo esse projeto. Agradecemos aos nossos inúmeros parceiros que estão somando com a gente. Quero reforçar com os socieducandos essas três frases: eu quero, eu posso, eu consigo. Mas nada disso vai à frente se você não der o primeiro passo. Se você não disser o sim. O nosso mundo hoje, ele está muito exigente na qualificação. Então realmente é importante terminar os estudos, fazer o Enem, estudar, se qualificar e buscar aquilo que realmente gosta de fazer. O prefeito sempre fala que toda profissão é digna. Você quer ser um pedreiro, mas que seja o melhor pedreiro da região. Eu quero ser um garçom, eu vou fazer o meu melhor, eu vou me destacar como garçom,” avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Fonte: Portal Santarém