A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), concluiu na terça-feira (10) a primeira atividade de 2026 do Programa Transforma Santarém, capacitação voltada aos barraqueiros que irão atuar no Circuito Tapajônico de Carnaval – Orla Praça Tiradentes.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a potencialidade econômica local e aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos empreendedores durante o período carnavalesco. No segundo e último dia de formação, foram abordadas temáticas essenciais como atendimento ao cliente, direitos do consumidor, empreendedorismo e sustentabilidade, complementando os conteúdos do primeiro dia, que tratou sobre manipulação de alimentos.

Gestão Municipal investe em capacitação profissional para geração de renda.
De acordo com a coordenadora do Programa Transforma Santarém, Mayra Santos, a formação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos trabalhadores.
“A capacitação teve como objetivo fortalecer a potencialidade econômica local, seguindo as orientações do secretário da Semdip, Michell Martins, e do prefeito Zé Maria Tapajós, que priorizam cada vez mais a qualificação profissional. Esta ação foi direcionada aos trabalhadores que atuam diretamente no comércio durante o carnaval. Tivemos êxito ao trabalhar temáticas fundamentais, como a manipulação de alimentos no primeiro dia e, no segundo, direitos do consumidor, atendimento ao cliente, empreendedorismo e sustentabilidade”, destacou.
Uma das instrutoras da capacitação, a procuradora jurídica do município, Natasha Lazzaretti, conduziu o módulo sobre direitos do consumidor, abordando deveres do fornecedor, relações de consumo em eventos, práticas proibidas e orientações para evitar conflitos.
“O carnaval é um momento de festa, mas também é um ambiente de trabalho. Essa capacitação é essencial porque apresenta situações práticas que os barraqueiros podem vivenciar, ajudando a prevenir transtornos, prejuízos e conflitos. Medidas simples fazem a diferença para garantir mais tranquilidade no trabalho e um atendimento de qualidade aos foliões”, explicou.

Trinta microempreendedores foram contemplados com a iniciativa.
Para os participantes, o aprendizado contribuirá diretamente para a atuação durante o evento. O barraqueiro Samuel Parente avaliou a capacitação como positiva.
“Foi uma oportunidade muito importante. Aprendemos sobre atendimento, direitos do consumidor e organização do nosso negócio. Vou aplicar tudo o que foi repassado para melhorar meu trabalho e atender bem os clientes durante o carnaval”, afirmou.
Ao todo, 30 barraqueiros, credenciados por meio da Chamada Pública nº 001/2026, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), participaram da capacitação. A ação contou ainda com a parceria da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS/Semsa), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Programa Prospera, do Banco Santander, que contribuíram com orientações técnicas e educativas.
Abordagens da Formação:
Direitos do Consumidor
Responsável: Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Santarém
Direitos básicos do consumidor; deveres do fornecedor; relação de consumo em eventos públicos; práticas proibidas; cuidados para evitar conflitos; importância do atendimento transparente e responsável.
Sustentabilidade
Oficina de educação ambiental e gestão de resíduos, visando à preservação do local de trabalho.
Responsável: Semma
Preservação ambiental no espaço de trabalho; destinação correta dos resíduos sólidos; redução do uso de descartáveis; organização da barraca; cuidado com o espaço público; sustentabilidade aplicada a eventos populares.
Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo
Responsável: Prospera / Banco Santander
Boas práticas de atendimento; comunicação e postura profissional; fidelização de clientes; noções básicas de empreendedorismo; organização financeira e visão de negócio.
Por: Alciane Ayres/Ascom-Semdip
Com informações da Agência Santarém