A Vila Balneária de Alter do Chão já está no clima do Sairé 2025 e com ele vêm, também, os cuidados necessários para que moradores, turistas e empreendedores possam viver a festa com tranquilidade. Por isso, a Vigilância Sanitária iniciou ainda durante o mês de agosto suas primeiras ações preventivas com a oferta do Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, direcionado a manipuladores e empreendedores locais.
A atividade marca o início de um trabalho que vai muito além do período festivo: busca preparar estabelecimentos e profissionais para atender com qualidade e segurança o grande fluxo de visitantes que a vila recebe durante o Sairé.
Ainda em agosto, a equipe retornou a Alter do Chão e realizou vistorias em 45 estabelecimentos, sendo 13 pousadas e 32 do ramo de alimentos. As visitas tiveram caráter educativo, orientando sobre higiene, manipulação correta de alimentos, armazenamento seguro e organização dos espaços de hospedagem.
“Mais do que fiscalizar, o nosso objetivo é orientar, esclarecer dúvidas e contribuir para que todos se sintam responsáveis pela saúde coletiva”, informou Alessandra Camila Castro, chefe da Divisão Especializada da Vigilância Sanitária.
Essas ações reforçam o compromisso do município em garantir que cada refeição servida e cada espaço de hospedagem esteja preparado para receber a população local e visitantes de diferentes cantos do Brasil e do mundo, sem colocar em risco o bem-estar da comunidade local.
Com a proximidade da festividade, a Vigilância Sanitária segue se organizando para reforçar as ações preventivas, intensificar as orientações educativas e fortalecer a rede de prevenção, garantindo mais segurança para todos durante o Sairé.
“O Sairé mobiliza toda a nossa comunidade e atrai visitantes de diferentes lugares, por isso precisamos nos antecipar e reforçar cada etapa de cuidado. A Vigilância Sanitária não está apenas fiscalizando, mas construindo junto com os empreendedores, trabalhadores e moradores uma rede de prevenção que faz diferença. Essa preparação, que começa meses antes da festa, é o que garante que Alter do Chão receba seus visitantes com segurança, qualidade e respeito à saúde coletiva. Nosso compromisso é claro: proteger a população e permitir que o Sairé seja celebrado com alegria, tradição e tranquilidade para todos”, afirma a secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine FIgueira.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo e Caixa. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Assessoria Cultural, Borari Produções e Avante Atacadista. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Por: Samuel Alvarenga/Ascom-PMS
Fonte: Portal Santarém