Há 15 anos quando ouviu de um amigo sobre o reaproveitamento de resíduos, Rogério Pinheiro não imaginava que a Norte Óleo consolidaria sua atuação na coleta de óleo de cozinha saturado para destinação sustentável e produção de biodiesel. A empresa, que tem ampliado sua presença na Grande Belém e no interior do estado, sempre com foco em parcerias que unam resultado econômico e impacto ambiental positivo, aposta em expansão e mira no aumento da produção de biodiesel no Pará.
Hoje, a empresa coleta diariamente óleo de fritura descartado por shoppings, restaurantes, hotéis, condomínios e residências. O material, antes destinado a pequenas fábricas de sabão e detergente, agora segue para uma grande indústria de biodiesel com a qual a Norte Óleo firmou contrato recentemente, um avanço que promete escala e maior estabilidade financeira.
Com três equipes de coleta e sete colaboradores diretos, a empresa recolhe cerca de 30 toneladas de óleo por mês. A capacidade de expansão, porém, é maior: Rogério estima que poderia adquirir outras 20 toneladas mensais de grandes geradores da região, além de ampliar a atuação para compra de sebo bovino, matéria-prima também utilizada na produção do biocombustível.
Para alcançar esse salto, a Norte Óleo se prepara para um novo ciclo de investimentos. Desde janeiro, quando se associou como pessoa jurídica à cooperativa Sicredi Norte, Rogério tem buscado fortalecer o relacionamento com a instituição, atraído pelo propósito sustentável da cooperativa. Neste momento, uma proposta de crédito para capital de giro está em análise. Segundo o empresário, o recurso será decisivo para o crescimento planejado. “Com o crédito, terei capital para ampliar minha rede de fornecedores, comprar mais óleo e fornecer em maior volume. Também pretendo investir em estrutura, aumentar a tancagem e adquirir novos recipientes de armazenagem”, afirma Rogério. Atualmente, dois veículos atendem de 10 a 20 clientes por dia, em rotas contínuas de coleta e entrega de vasilhames.

A expectativa é de que a parceria com o Sicredi permita a expansão da operação e fortaleça a cadeia de reciclagem de óleo de cozinha no Pará, contribuindo para a produção de energia limpa e a redução de impactos ambientais.
Transformar a vida das pessoas e das comunidades onde está presente é o principal objetivo do Sicredi. Por meio dos produtos e serviços financeiros disponibilizados, a instituição financeira cooperativa está ao lado de mais de 9,5 milhões de associados (pessoas físicas, empresas e produtores rurais), com apoio aos negócios e na realização de sonhos. Está presente em mais de 2,1 mil cidades brasileiras, com mais de 3 mil agências físicas espalhadas por todos os estados. Para além do negócio, e como consequência de seu relacionamento próximo com os associados e com a comunidade, coleciona histórias como a do Rogério que comprovam o impacto positivo de sua presença na comunidade.
Tal impacto é comprovado por pesquisas, como a conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada recentemente. Ela mostra que a presença das cooperativas de crédito tem efeitos diretos no avanço econômico e social dos municípios. Conforme o estudo, as cidades que contam com essas instituições apresentam incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego, e crescimento de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais. O efeito positivo desse movimento é a arrecadação tributária, que aumenta. Outra constatação importante é que as cooperativas têm papel crucial na redução da pobreza e na inclusão financeira.
A pesquisa compara cidades com e sem a presença de cooperativas de crédito. Naquelas onde as cooperativas estão presentes, os efeitos são visíveis. São oportunidades que os associados experimentam e que ajudam a tirar os planos do papel, sejam eles da vida pessoal ou das atividades empresariais/rurais. E mais, nos momentos cruciais as cooperativas são um importante apoio para a alavancagem do negócio.

Impacto social
Histórias como a de Rogério endossam o impacto positivo gerado pela atuação do Sicredi na vida das pessoas e das comunidades, e que norteiam campanha publicitaria nacional promovida pela instituição financeira cooperativa. Nela, o impacto social é evidenciado com grandes números, como os mais de R$ 435 milhões aplicados em investimentos sociais, R$ 15 bilhões destinados ao empreendedorismo feminino e as 5 milhões de pessoas beneficiadas por programas de educação, conforme aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024. Esses números estão presentes no filme e nas peças de divulgação, que reforçam o Sicredi como agente de transformação nos municípios onde está presente.
“Nossa história e o impacto positivo gerado nas comunidades são de longa data. Fazemos isso há mais de 120 anos. Está na nossa essência a busca por justiça social e a construção de um mundo melhor. Esse é o poder do cooperativismo de crédito, que ganha cada vez mais adeptos”, resume o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 262 municípios e possui 357 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém
