Uma parceria entre a Receita Federal, o Rotary Club Encontro das Águas e o IFPA – Instituto Federal do Pará, entregou à Prefeitura de Santarém, 200 aparelhos TV Box, que foram transformados em microcomputadores, e chegarão, nesta primeira fase, a 30 escolas municipais da região urbana. A entrega simbólica ocorreu nesta segunda-feira (24), no auditório Manoel Cavalcante, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A cerimônia contou com a presença de representantes do poder público municipal e gestores das escolas contempladas.
Os aparelhos foram apreendidos em operações da Receita Federal, e reconfigurados, deste modo, foram retiradas as antigas funções e instalados 356 aplicativos didáticos (e-books, jogos educativos, cursos, atividades de disciplinas curriculares e muito mais). A destinação desses equipamentos para as escolas faz parte do programa Receita Cidadã, que tem como objetivo, devolver à sociedade, em forma de serviços úteis, as mercadorias que antes tinham fins duvidosos, destinando-os à escolas, hospitais e demais instituições. Dentro do programa Receita Cidadã, é desenvolvido o projeto Cidadania Fiscal, e em Santarém, atua ainda um grupo de educação fiscal, que realiza ações no município, há 20 anos.

“Uma das áreas da Receita Federal é a repressão, que é a responsável pelo combate à pirataria, entrada ilegal de mercadorias, onde comumente ocorre a apreensão de toda a sorte de produtos, dentre eles, as TV Box, e dentro da Receita nós temos quatro tipos de destinação para as mercadorias apreendidas: o leilão, a incorporação pelo poder público, o descarte e a doação. Nesse caso, aqui, geralmente, as TV Box sao destruídas, por não ter como voltarem legalmente para a sociedade, já que causam danos aos direitos autorais, mas nós, juntamente com nossos parceiros, conseguimos ressignificar esses equipamentos fazendo com que tenham, agora, fins educacionais, pois a nossa região, infelizmente, ainda é bem carente de informatização. Então, essa alternativa chega para levar aos alunos novas possibilidades, e estamos muito orgulhosos em poder contribuir com a educação municipal”, disse o Welson Nogueira, delegado da Receita Federal.
A Destinação Social Sustentável ocorrida com os equipamentos convertidos é uma inovação, essa reconfiguração dos aparelhos de ‘pirataria de sinal digital’ para microcomputadores é chamada de ‘transformação social’. Os microcomputadores possuem tecnologia própria, e não necessitam de internet wi-fi para funcionarem, o que permite o uso imediato e em qualquer lugar. O primeiro equipamento desse tipo, foi entregue há três anos, a um município do Amazonas, e desde então essa ideia vem sendo replicada, tendo sido entregues até então, em toda a região Norte, mais de 5 mil aparelhos reconfigurados. Assim, a Receita Federal reafirma o compromisso com a cidadania fiscal, a destinação sustentável de mercadorias apreendidas e a promoção da justiça social.

Haroldo Bentes, presidente do Rotary Encontro das Águas, conta que acredita que ‘não é possível transformar o mundo sem pessoas que se preocupem verdadeiramente com o outro’.
“Um dos nossos lemas no Rotary é ajudar o próximo, e entendemos também que quem mais se beneficia, é quem serve. Então, nosso papel aqui é de articulador, desejamos que dê tudo certo para as crianças e jovens que terão acesso a esses equipamentos dentro das escolas, para que eles tenham uma educação mais elevada. A escola pública tem que fazer a diferença, dando oportunidade às crianças que estudam ali, fazendo-as serem competitivas, em igualdade às crianças que estudam em escolas particulares ou que vêm de países mais desenvolvidos que o Brasil, enfim. Nos colocamos à disposição para parcerias futuras, contem conosco. Nosso propósito é servir as pessoas!”, pontuou.

Presente na cerimônia, o secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, destacou que esse tipo de parceria faz a diferença para a educação municipal.
“Certamente, as nossas crianças farão bom uso desses aparelhos. Fiquei sabendo que há mais aparelhos para serem descaracterizados, para atender a cerca de 90% das nossas escolas. Vamos buscar parcerias para tornar isso possível. Fico animado quando vejo esse tipo de tecnologia chegando às nossas escolas. Para mim é a certeza de que estamos levando mais qualidade para as crianças da rede pública”, ressaltou.

Trinta escolas da região urbana do município receberam os aparelhos: Aderbal Tapajós Caetano Gomes, Brigadeiro Eduardo Gomes, César Simões Ramalheiro, Dom Anselmo Pietrulla, Dom Floriano, Ester Ferreira, Fernando José de Leão Guilhon, Fluminense, Frei Rainério, Haroldo Veloso, Irmã Leodgard Gausepohl, João Batista Miléo, Magalhães Barata, Nossa Senhora de Fátima, Padre Manuel Albuquerque, Paulo Rodrigues dos Santos, Princesa Izabel, Prof. Olindo Luiz do Carmo Neves, Profª Delfina de Jesus Amorim, Profª Deuzuíta Freire de Matos, Profª Ecila Nobre dos Santos, Profª Eiláh Gentil, Profª Hilda Mota, Rotary, Santa Luzia, Sao Francisco de Assis, São José Operário, Sérgio Luiz Henn, Sofia Imbiriba e União Libertadora.
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, parabenizou a iniciativa e manifestou apoio para a chegada de mais novidades como essa.
“Quando chega esse tipo de novidade nas nossas escolas, a sensação é de que estamos fazendo o nosso melhor pela educação das crianças. E seguiremos avançando com esses projetos, tão inovadores quanto o nosso de instalar placas solares em todas as escolas do Município, e depois, queremos colocar ar condicionado em todas as escolas da região urbana, planalto e de rios. Tudo isso, para levar mais qualidade ao ensino público de Santarém!”, concluiu.
Por: Tracy Costa/Ascom-Semed
Com informações da Agência Santarém
