Milhares de alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino de Óbidos retornaram às salas de aula nesta quarta-feira (4), data definida para início do calendário do ano letivo em todo o município garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas aula ao longo do ano.
O retorno dos estudantes foi marcado pelas programações de acolhimento nas escolas que prepararam um momento especial para receber pais e alunos e falar sobre o planejamento de 2026. A acolhida marca também a distribuição das turmas e o primeiro contato com os professores em sala de aula.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está finalizando o levantamento do quantitativo de alunos matriculados em toda a rede municipal e, em breve, deve confirmar a informação, já que os calendários de meio urbano e terra firme foram definidos em períodos diferentes, para atender à necessidade da realidade de cada uma das regiões.

Liziane Silva
Entre as inúmeras programações realizadas nas 14 escolas localizadas no meio urbano e em 52 na zona rural, a pedagoga Liziane Silva foi até a escola Raimundo Cardoso de Araújo, no bairro Bela Vista, para acompanhar a filha, e destacou a estruturação do ambiente e os preparativos realizados para a volta às aulas.
“Para mim, como mãe, é gratificante ver que a escola está estruturada, que tem profissionais de qualidade. A questão também da merenda escolar é essencial, que é logo o que as crianças acabam perguntando pra gente, quando vai começar as aulas, e a minha filha está muito feliz, ela é muito esforçada pra questão de estudo, e a escola dela aqui, graças a Deus, tem sido uma escola de referência. Então, pra mim, como mãe, é uma alegria poder ver que realmente nosso governo está pensando na educação.”, disse a mãe da pequena Karen Pietra da Silva.

A expectativa também tomou conta dos profissionais, que se prepararam nas últimas semanas para o retorno da convivência diária com os alunos e toda a comunidade escolar.

Joneida Siqueira
“A expectativa é que seja um ano letivo muito próspero. Nossa escola está bem estruturada, ontem recebemos a merenda escolar, os kits que estão muito lindos, para as nossas crianças, elas merecem esse acolhimento, ter todo esse cuidado”, ressaltou Joneida Siqueira, a professora do 2º ano da Escola Raimundo Cardoso.
Como forma de incentivo e reconhecimento, neste mês de janeiro, o Governo Municipal, por meio da Semed, efetuou o pagamento do novo piso salarial dos professores determinado pelo Governo Federal de R$ 5.130.

Kits escolares para a várzea e de alimentação para todas as escolas
Por meio do Departamento de Logística e Alimentação Escolar, a Secretaria de Educação de Óbidos entregou kits escolares e fardamento para todos os alunos matriculados nas escolas localizadas na região de várzea, onde as atividades iniciaram no dia 21 de janeiro, para aproveitar as condições favoráveis para o transporte dos alunos.
Na zona urbana, antes do início do ano letivo, os estoques de alimentação das escolas receberam novos carregamentos. Ao todo, foram mais de 13.000 kg de alimentos entre arroz, macarrão, feijão, leite, açúcar, além de óleo, azeite de dendê e leite de coco.
Foram distribuídos 3.180 kg de proteínas entre peito de frango, picadinho, carne sem osso e 600 kg de verduras e legumes. Além da merenda escolar, as escolas da cidade receberam novos kits de alimentação contendo bandeja, copo, colher e prato.
Nas escolas da área de terra firme, os kits de alimentação já foram entregues e a distribuição da merenda inicia a partir de hoje, com todos os itens previstos no cardápio definido por uma equipe de nutricionistas que avalia as realidades de cada escola.

Etiene Vieira
“A toda uma organização, a toda uma logística, a gente vai atender todas as nossas escolas do município, juntamente com as duas escolas do estado. Sobre os kits de alimentação, podemos afirmar que é um material muito bom, de qualidade, é um alumínio todo revestido, emborrachado pra que não esquente na mão das nossas crianças. É um grande feito, mais uma vez a gente agradece muito ao prefeito Jaime Silva por apostar no nosso trabalho de reestruturação das nossas escolas.”, disse a coordenadora do Departamento de Merenda Escolar, Etiene Vieira.

Escola São Francisco
A única escola na zona urbana em que as aulas presenciais não iniciaram foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, localizada no bairro de Lourdes.
O pavilhão principal da escola está passando por uma reforma em todo o telhado e a empresa responsável garantiu a entrega da obra para o retorno do recesso do carnaval. Até lá, os alunos vão receber atividades apostiladas e serão acompanhados pelos professores, que realizarão a correção dos conteúdos assim que a escola for reaberta.
Por: Érique Figueirêdo e Ana Paula Silva/ASCOM/PMO. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM/PMO
Fonte: Portal Santarém