Por meio das redes sociais do Governo Municipal, o prefeito Jaime Silva anunciou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai realizar a programação da Semana da Pátria 2025, apenas com as instituições públicas vinculadas ao estado, união, igrejas e demais entidades da sociedade civil organizada, sem os desfiles cívicos das escolas da rede municipal de ensino.
A depender do número de participantes confirmados, os desfiles poderão acontecer na Praça da Cultura em um ou dois dias (6 e 7 de setembro), com toda a estrutura disponibilizada pelo Governo Municipal.
E decisão foi divulgada na segunda-feira (4), após a Secretaria Municipal de Educação (Semed) definir a mudança com o aval dos diretores das escolas do meio urbano.
A medida foi tomada para assegurar o cumprimento do planejamento pedagógico da Semed, para preparar os alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas entre os dias 20 e 31 de outubro, e para as avaliações do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) no mês de novembro, voltadas para estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental.
“Os diretores, as coordenações pedagógicas concordaram de a gente não fazer esses desfiles com os nossos alunos, e fazer um momento cívico em cada escola. Nós vamos reunir agora os pais também, pra que a gente possa conversar com eles, explicar também para os pais. Nós devemos entender que o maior objetivo nosso é principalmente o ensino-aprendizado dos nossos alunos. É isso que está em jogo. Essa é a nossa preocupação para que as nossas crianças possam terminar o primeiro ano, o segundo ano, já sabendo ler, sabendo escrever, porque é isso que todo mundo espera das escolas”, disse Jaime Silva no anúncio oficial.
A medida também será estendida para as 73 unidades de ensino, além das 7 salas anexas localizadas na zona rural de Óbidos.
Avaliações
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consiste em um conjunto de avaliações externas que classificam a qualidade da educação básica no Brasil. Ele permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faça o diagnóstico da educação básica para identificar fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, considerando o fluxo escolar e o desempenho nos exames aplicados pelo INEP, monitorando a qualidade da educação para definir metas para melhoria.
Já o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) avalia o desempenho dos estudantes da rede pública do estado do Pará, fornecendo um diagnóstico da aprendizagem e auxiliando na formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes. Além disso, os resultados dessas avaliações são utilizados para identificar necessidades de aprendizagem, planejar intervenções pedagógicas e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
Por: Érique Figueirêdo. Foto: Divulgação/ arquivo/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém