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Lendo: MEC avalia com nota máxima Licenciatura em Informática Educacional da Ufopa
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MT em Foco > Blog > EDUCAÇÃO > MEC avalia com nota máxima Licenciatura em Informática Educacional da Ufopa
EDUCAÇÃO

MEC avalia com nota máxima Licenciatura em Informática Educacional da Ufopa

Jeferson Miranda
Última atualização: 19/12/2024 16:45
Jeferson Miranda
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Licenciatura obteve nota cinco para renovação de reconhecimento do curso de graduação. Evento do curso de Licenciatura em Informática Educacional da Ufopa. Foto: Divulgação.
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O curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve nota 5, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento do curso de graduação. Ofertado em Santarém (PA), de forma presencial, pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), o curso tem duração de quatro anos e visa à formação de profissionais para atuar na educação básica, em organizações de desenvolvimento de produtos tecnológicos e em outras áreas, como ensino técnico profissionalizante e núcleos de tecnologias educacionais. 

Na visita in loco, realizada de forma virtual pela comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no período de 2 a 4 de dezembro de 2024, foram avaliadas a organização didático-pedagógica (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e a infraestrutura (3ª dimensão). 

“Ficamos muito felizes com esse resultado. O mérito não é só do curso, mas de toda a equipe envolvida: o apoio da direção do instituto, dos técnicos, o trabalho árduo dos professores e o apoio dos discentes que estão sempre conosco. Durante anos, trabalhamos pela melhoria do curso, no sentido de aumentar a quantidade de professores. Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos nos organizar e dar uma resposta positiva de que estamos atendendo aos nossos alunos de forma satisfatória”, afirma a coordenadora do curso, Liviane Ponte Rêgo. 

Após reuniões, análise documental e demais procedimentos, o relatório do Inep/MEC foi recebido pela Ufopa no dia 9 de dezembro de 2024. A avaliação do MEC é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pela avaliação dos cursos de graduação e pela avaliação institucional, que é realizada por avaliadores in loco. 

“Agradeço aos nossos acadêmicos, que são muito engajados. A própria banca de avaliadores do MEC deu os parabéns à participação discente. Temos um amplo apoio dos nossos egressos, que também participaram da reunião de avaliação, a banca se surpreendeu muito. Temos um grupo que luta por melhorias no curso, mesmo aqueles que já se formaram, pois estamos em busca da regulamentação da nossa profissão”, explica a professora Liviane Rêgo. 

Confira o resultado da avaliação realizada pelo MEC: 

  • Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica – Conceito 4,67 
  • Dimensão 2: Corpo docente e tutorial – Conceito 4,78 
  • Dimensão 3: Infraestrutura – Conceito 5 
  • Conceito Final: 5 

“A nota máxima obtida na avaliação do MEC evidencia a qualidade da formação que o curso tem realizado e o seu comprometimento com a visão do Iced de se tornar um instituto de referência na formação de profissionais da educação. A nota 5 reflete o resultado de um trabalho coletivo, que conta com a participação dos docentes do curso, dos discentes e dos servidores técnicos, bem como o primoroso trabalho desenvolvido pela professora Liviane Ponte Rêgo, coordenadora do curso”, comemora a diretora do Instituto de Ciências da Educação (Iced), Lademe Correia de Sousa. 

Atividade acadêmica do curso. Foto: Divulgação. 

Egressos – Os profissionais formados no curso de Licenciatura em Informática Educacional podem atuar na educação básica, ministrando aulas de informática e gerenciando espaços tecnológicos voltados ao ensino e aprendizagens educacionais. Também podem trabalhar na produção de material didático, envolvendo tecnologias de comunicação e informação, para atender às demandas oriundas de organizações da sociedade civil e de empresas pertencentes ao seu campo de atuação, além de poder atuar no ensino superior com a devida qualificação no nível lato sensu ou stricto sensu. 

“Nós queremos ser reconhecidos como profissionais que são importantes no ensino. Já temos algumas leis que obrigam o ensino básico a ter profissionais licenciados para inserir a computação e a tecnologia como ferramentas de mediação do ensino, mas ainda temos um desafio muito grande a percorrer e os nossos egressos nos apoiam muito para que sejamos vistos pelo poder público”, afirma a coordenadora do curso. 

Egresso da turma de Informática Educacional de 2013, Jarlisson Linhares do Nascimento trabalha no Colégio Dom Amando, instituição privada de ensino, no seguimento do Fundamental I, lecionando a disciplina de Informática. “O grande diferencial desse curso é que ele está formando um profissional com vasto conhecimento técnico em informática, tecnologias digitais e em áreas afins. E, além disso, está formando um profissional docente, um professor que vai sempre escolher a melhor estratégia para mediar essas tecnologias em sala de aula e também no terceiro setor”. 

Professores e alunos do curso de Licenciatura em Informática Educacional. Foto: Divulgação/redes sociais. 

São competências do profissional formado em Informática Educacional: atuar como professor da educação básica na mediação das tecnologias como sujeito que ensina e aprende continuamente; apropriar-se de conhecimentos tecnológicos para ambientes educacionais; construir e reconstruir, a partir das tecnologias, propostas pedagógicas para as diversas disciplinas do currículo escolar; e desenvolver ferramentas tecnológicas ou produções que potencializem o processo das políticas dos sistemas escolares de gestão. 

O profissional também pode atuar como analista consultor em secretarias de educação, instituições de ensino ou em empresas privadas do ramo das tecnologias educacionais; gestor de tecnologias em instituições governamentais ou de serviços que atuam na elaboração e execução de projetos na área de ensino à distância; pesquisador em instituições de ensino ou empresas na área de informática na educação; e coordenador de equipes técnicas para construção de ambientes de aprendizagem informatizados. 

Por: Ascom/Ufopa 

Fonte: Portal Santarém 

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