A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), segue avançando para melhorar a qualidade do ensino na cidade. Na manhã de quarta-feira (6), a obra de reconstrução do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Patroni, no bairro de Fátima, iniciou com a primeira fase dos trabalhos que consistem na limpeza e terraplanagem da área, que já havia sido isolada e identificada pela empresa Cristal Serviços LTDA responsável pelo empreendimento.
Com investimentos na ordem de R$ 10.299.936,95, via Ministério da Educação (MEC), por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Júnior Ferrari, com contrapartida do município, a escola será construída com capacidade para atender cerca de 630 estudantes do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental. A unidade de ensino vai ocupar mais de 1.710,59m² de área construída, no mesmo local que abrigava o antigo prédio do educandário.
“A Escola Felipe Patroni já foi motivo de muitas especulações e nesse meio tempo a nossa gestão sempre se manteve focada em resolver os problemas burocráticos para que a obra saísse da fase de planejamento. Com persistência, vencemos essas etapas, e hoje nós temos o início dessa primeira fase da obra. O importante é que não abrimos mão de entregar um espaço digno para essa comunidade escolar que em breve, vai receber um prédio moderno, seguindo os padrões estabelecidos pelo MEC”, afirmou o prefeito Jaime Silva.
A unidade de ensino vai ocupar mais de 1.710,59m² de área construída.
A estrutura da unidade de ensino vai dispor de 9 salas de aula, biblioteca, bloco administrativo, bloco com copa para fazer a alimentação dos alunos e uma copa para os servidores, refeitório, pátio coberto, salas multiuso e de recursos multifuncionais e playground.
Há também o planejamento para reformar a quadra poliesportiva que apresenta uma estrutura metálica segura e vai ser integrada ao projeto, para isso, receberá as reformas necessárias.
A divisão de ocupação dos espaços do prédio leva em consideração o funcionamento em dois turnos (matutino e vespertino). Há também a opção de receber 315 alunos em período integral. O número de alunos sugerido por turma considera parâmetros pedagógicos, de conforto ambiental e distanciamento, de modo a garantir um ambiente saudável. As 9 salas de aula apresentam as mesmas dimensões, com capacidade de atendimento para 35 alunos.
O prazo de execução da obra é de dois anos, e deverá ser entregue em junho de 2027, conforme cronograma de execução dos trabalhos.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém