Com o objetivo de alinhar ações e definir metas para o ano letivo de 2026, uma reunião estratégica com referências profissionais responsáveis pelo acompanhamento de alunos socioeducandos foi realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed) na quinta-feira (15). A articulação intersetorial contou com a participação de Maria Bernadete Soares, referência do Eixo Educação Estadual (DRE); Lidiane Maia Leal, referência da Secretaria Municipal de Educação; Nayara Lima, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); e Matheus Marinho, educador social.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias voltadas à atuação integrada entre as políticas públicas, com destaque para a formação continuada dos profissionais, o monitoramento e acompanhamento pedagógico, o planejamento articulado e o fortalecimento da comunicação intersetorial. As ações visam assegurar um atendimento humanizado, contínuo e alinhado às diretrizes legais vigentes.
Na oportunidade, o secretário Nilton Araujo, recebeu o grupo e reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da rede de proteção, a garantia do direito à educação e o acompanhamento efetivo dos socioeducandos no contexto escolar.
Lidiane Leal, destacou que “essa iniciativa fortalece o compromisso da SEMED com a inclusão, a permanência e o sucesso escolar dos estudantes em cumprimento de medidas socioeducativas, fortalecendo parcerias e promovendo uma educação pública de qualidade, pautada na equidade e na garantia de direitos”.
Por: Tracy Costa/Ascom-Semed
Com informações da Agência Santarém