A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Inteceleri empresa responsável pelo projeto “Edutech Amazon” que foi contratada para aplicar a metodologia de ensino no início do ano letivo de 2024, realizou nesta sexta-feira (20) a primeira edição da Olimpíada Matematicando, um evento inovador que trouxe tecnologia e educação de qualidade para mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino.
O evento aconteceu na quadra da Escola Irmã Firmina, no bairro Perpétuo Socorro, onde estudantes de diferentes faixas etárias e suas respectivas séries, disputaram prêmios e mostraram suas habilidades matemáticas em um ambiente de inovação tecnológica e aprendizado.
Após as quatro etapas disputadas, a 1ª Olimpíada Matematicando foi dividida na avaliação final em três etapas, com a participação de alunos do 1º e 2º ano, 3º ao 5 ano, do 6º ao 9º e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada fase teve um formato específico, adaptado a cada série do ensino fundamental.
Em cada rodada, cerca de 300 alunos competiram, fazendo da olimpíada um evento dinâmico e de grande engajamento. A competição, que utilizou a tecnologia como principal ferramenta, contou com provas realizadas em aparelhos celulares, por meio do aplicativo Matematicando.
Os resultados das provas foram apurados e divulgados por meio de um software. Para garantir a transparência e a seriedade da competição, os juízes registraram as provas com fotografias, permitindo que os resultados fossem verificados e auditados, o que assegurou a confiança dos participantes e da comunidade escolar no processo.
A participação dos mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino demonstrou o impacto positivo, já que a metodologia não apenas proporcionou uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de habilidades matemáticas, mas também contribuiu para a inclusão digital, ao integrar tecnologia no ambiente escolar. O uso de celulares e ferramentas digitais permitiu que os alunos tivessem acesso a um método de aprendizagem mais dinâmico.
Os vencedores da Olimpíada Matematicando receberam prêmios como tablets, smartphones e notebooks, sendo os primeiros lugares contemplados com um notebook. Além disso, os professores dos alunos campeões, também foram premiados com notebooks, em reconhecimento ao trabalho pedagógico que desempenham na formação de seus alunos.
Outro destaque da Olimpíada foi a premiação destinada às escolas de melhor desempenho. As duas melhores escolas do evento, Felipe Patroni e Irmã Firmina, ganharam a placa de campeã e um laboratório miritimultiboards, uma tecnologia avançada que pode ser utilizada para aprimorar o ensino e proporcionar uma experiência educativa mais interativa e envolvente para os alunos. A placa simbólica é um reconhecimento, simbolizando o esforço coletivo e a dedicação dos alunos e educadores.
Para o Prefeito Jaime Silva a competição foi um exemplo claro de como a parceria entre a administração pública, escolas e projetos tecnológicos pode transformar a educação, oferecendo oportunidades de crescimento e aprendizado para os alunos da rede pública.
“Hoje, é um dia especial na educação da cidade de Óbidos. Quero dizer que é assim que queremos a escola, com tecnologia, uma escola motivada e feliz. Vamos seguir avançando para sermos uma referência na nossa região e no Brasil”, disse.
A secretária de Educação, Zilda Bentes, falou que o projeto tem sido organizado desde o início do ano e todos os alunos tiveram o apoio pedagógico para chegarem à grande final, além do apoio logístico, alimentação, transporte e o apoio tecnológico.
“Todos os nossos alunos tiveram oportunidades iguais de estarem aqui. Os alunos do meio rural, terra firme, várzea e meio urbano. Toda a equipe da Secretaria de Educação deu o seu melhor, agora é o momento de reconhecermos e premiarmos os que tiveram melhor desempenho”, ressaltou a secretária.
O sucesso da primeira edição da Olimpíada Matematicando foi um reflexo do compromisso com a educação de qualidade que o governo municipal vem desenvolvendo durante esses quatro anos. O evento não apenas proporcionou uma competição saudável entre os alunos, mas também fortaleceu a importância da matemática como ferramenta fundamental de aprendizado.
Em 2025, a expectativa é que a Olimpíada Matematicando cresça ainda mais, alcançando novos patamares de sucesso e transformando a educação municipal em uma referência regional, estadual e nacional.
O que é o Inteceleri?
A Inteceleri Tecnologia para Educação é uma Startup criada com objetivo de desenvolver soluções inovadoras que visam contribuir com o aumento da qualidade da educação básica no Brasil (IDEB), em especial na disciplina de matemática.
Qual o objetivo?
Usar a Tecnologia vinda da Amazônia com modernidade na sua forma de ensinar por meio de metodologias próprias, inovação e uma experiência incrível de imersão no aprendizado.
O que é a Olimpíada Matematicando?
A olimpíada é uma ação pedagógica que favorece a participação dos alunos e professores de forma híbrida.
As atividades incluíram simulados alinhados aos descritores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, desafios de cálculo mental, ações na sala de aula com uso dos óculos de realidade virtual e o Aplicativo GeoMeta: aprenda geometria no metaverso além de formação de professores para uso da metodologia inovadora de ensino desenvolvida pelo referido projeto.
Confiras os Campeões da Olimpíada Obidense
1º Ano
1º Lugar: Lívia Sofia Pereira Queiroz – E.M.E.F Professor José Tostes
2º Lugar: Lohane de Siqueira Ribeiro – E.M.E.F Gonçalves Costa
3º Lugar: Gizonildo Bentes de Souza – E.M.E.F Nilson Gomes da Silva (Sede)
2º Ano
1º Lugar: Anthony Gabriel Lima – E.M.E.F José Veríssimo
2º Lugar: Matheus Coelho de Albuquerque – E.M.E.F Raimundo Cardoso de Araújo
3º Lugar: Kelen Helena de Souza – E.M.E.F Inglês de Souza
3º Ano
1º Lugar: Marcos Barbosa da Silva – E.M.E.F Frei Edmundo (Sede)
2º Lugar: Elison Levi Soares Pinto – E.M.E.F Maria Pinto Marinho (Sede)
3º Lugar: Gustavo Léo Benjamim Gonzaga – E.M.E.F Dom Floriano Loewenau
4º Ano
1º Lugar: Valenttina Menezes de F. Soares – E.M.E.F Irmã Firmina
2º Lugar: Amanda Ribeiro de Melo – E.M.E.F Dom Floriano Loewenau
3º Lugar: Naiara Moreira Marinho – E.M.E.F Rui Barata (Sede)
5º Ano
1º Lugar: Júlia da Silva Godinho – E.M.E.F Inglês de Souza
2º Lugar: Raiene da Silva Garcia – E.M.E.F São Benedito
3º Lugar: Agatha Tainá da Silva – – E.M.E.F Professora Perpétua Figueira
6º Ano
1º Lugar: Marco Antônio de Souza – E.M.E.F Dr. Raymundo Chaves
2º Lugar: Laiane Sá Silva – E.M.E.F Professora Maria Zibia Andrade Vieira
3º Lugar: Yasmim Barbosa Lima Moraes – E.M.E.F Cristo Rei (Sede)
7º Ano
1º Lugar: Bianca Gomes da Silva – E.M.E.F Professora Perpétua Figueira
2º Lugar: Geovanna Azevedo Souza E.M.E.F Aristides de Aquino Vieira
3º Lugar: João Roberto da Costa – E.M.E.F São Francisco (Sede)
8º Ano
1º Lugar: Ariel Miranda Fillizola – E.M.E.F São Francisco (Sede)
2º Lugar: Brendha Santana Ferreira – E.M.E.F Ruy Barata (Sede)
3º Lugar: Elano Souza de Brito – E.M.E.F Professora Perpétua Figueira
9º Ano
1º Lugar: Mario Rean Carvalho – E.M.E.F Felipe Patroni
2º Lugar: Gabriele Mesquita da Silva – E.M.E.F Manoel da Mota Siqueira (Sede)
3º Lugar: Jaiane Cardozo de Siqueira – E.M.E.F Maria Pinto Marinho (Sede)
EJA 2
1º Lugar: Mateus Souza da Silva – E.M.E.F Irmã Firmina
2º Lugar: Rodrigo Costa dos Santos – E.M.E.F Irmã Firmina
EJA 3
1º Lugar: Lucas Mendes Lopes – E.M.E.F Felipe Patroni
2º Lugar: Fernanda Valério da Rocha – E.M.E.F Dr. Raymundo Chaves
3º Lugar: Pedro Paulo Silva – E.M.E.F São José
EJA 4
1º Lugar: Vitor Mesquita da Silva – E.M.E.F Felipe Patroni
2º Lugar: Francenilson de Jesus da Silva – E.M.E.F Francisco Pinto Pereira
3º Lugar: Lucas Souza – E.M.E.F Raymundo Chaves
Escolas campeãs
E.M.E.F Felipe Patroni
E.M.E.F Irmã Firmina
Por: Érique Figueirêdo, com fotos de Odirlei Santos/ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém