De acordo com o documento, as matrículas serão realizadas 100% online, pelo sistema Educa +. A mudança busca garantir mais transparência no processo de oferta de vagas, padronizar procedimentos e facilitar o acesso das famílias, que poderão acompanhar todas as etapas com mais agilidade e segurança, sempre que acessarem o sistema.
Segundo a coordenadora da Assessoria de Ensino da Semed, Vânia Barroso, a Secretaria está empenhada em assegurar um processo organizado e aecssível.
“Estamos trabalhando para que nenhuma criança, jovem ou adulto fique fora da escola. Contamos com a colaboração de toda a comunidade para que o ano letivo de 2026 comece com tranquilidade e com todos devidamente matriculados“, explicou.
Além da novidade de matrículas da rede municipal totalmente online, haverá ainda a ampliação da oferta de vagas para a EJA, que contará com turmas da 1ª e 2ª etapa, reforçando o compromisso do Município com a garantia do direito à educação a todos que desejam retomar seus estudos.
Confira o cronograma:
Rematrícula dos alunos já vinculados à Rede Municipal de Ensino: período para que os estudantes confirmem sua permanência na escola em que já estão matriculados
09/12/2025 a 14/12/2025 – Realizada diretamente no sistema Educa+
Transferências internas e externas: Etapa destinada aos estudantes da rede que desejam mudar de escola
22/12/2025 a 26/12/2025 – Realizadas no sistema Educa+, conforme disponibilidade de vagas.
Matrícula de novos estudantes: Aberta para crianças e estudantes que ingressarão pela primeira vez na rede municipal.
29/12/2025 a 05/01/2026 – Pré-matrícula realizada exclusivamente online, por meio de link oficial disponibilizado pela SEMED.
Efetivação da matrícula dos novos estudantes: Prazo para as famílias comparecerem presencialmente à escola escolhida, levando o protocolo gerado pelo sistema e toda a documentação exigida para validar a matrícula
06/01/2026 a 09/01/2026 – Efetivação presencial na unidade escolar.
Acesse a Portaria nº498/2024 em anexo.
Todos os Anexos:
Por: Tracy Costa/Ascom-Semsa
Com informações da Agência Santarém
