A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estará presente na Zona Azul, espaço oficial das negociações climáticas sob gestão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), durante a 30.ª Conferência das Partes (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém. Nesse ambiente, restrito a delegações credenciadas e imprensa internacional, ocorrem reuniões de grupos de trabalho, sessões deliberativas e decisões diplomáticas que envolvem líderes mundiais e observadores oficiais.
A professora Ana Carla dos Santos Gomes, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), teve sua candidatura aprovada para compor a delegação oficial do Brasil na conferência. Além da docente, a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, também estará presente na Zona Azul, participando de agendas estratégicas e articulações institucionais no âmbito da ciência, políticas públicas e cooperação internacional.
“É uma honra representar nossa instituição na Blue Zone da COP30. Nossa missão será compartilhar conhecimentos e pesquisas desenvolvidas sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, principalmente como uma universidade localizada na Amazônia. Temos a responsabilidade de trazer a voz desta região para o debate global”, afirmou Ana Carla.
Durante a conferência, a Ufopa apresentará ainda um portfólio institucional no espaço da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado na Zona Azul. O material reúne 21 projetos desenvolvidos pela instituição que evidenciam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável na Amazônia, contemplando biodiversidade, clima, cultura, inovação, inclusão social e impacto territorial.
Ainda na Zona Azul, o professor Gabriel Brito da Costa, do Instituto de Biodiversidade e Floresta (Ibef) da Ufopa, foi convidado a participar, no dia 14 de novembro, do Painel sobre Mercado de Créditos de Carbono.
A reitora Aldenize Xavier mediará, no dia 21 de novembro, a mesa-redonda “Estratégias de Mitigação e Adaptação Climática Viáveis do Ponto de Vista da Ciência”, na Casa da Ciência, instalada no Museu Paraense Emílio Goeldi. A gestora também participará dos debates promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação Superior (SESu) sobre “Universidades Amazônicas e a Transição Climática Justa: Ciência, Saberes Tradicionais e Inovação para um Futuro Sustentável”, entre outras atividades previstas.
Com presença qualificada, produção científica amazônica e defesa da valorização territorial, a participação da Ufopa na COP30 reforça sua relevância no cenário ambiental global e sua contribuição para a construção de soluções baseadas em ciência, conhecimento local e cooperação internacional.
Zona Verde – A Ufopa coordenará quatro painéis que discutirão temas ligados às mudanças climáticas na região. Os painéis serão realizados no Pavilhão Pará, que será o principal espaço de representação na Zona Verde da Conferência (Green Zone da COP30). A programação será aberta ao público e deve apresentar soluções climáticas, promover o diálogo público e fomentar parcerias durante o evento.
#COP30 #Ufopa #Amazônia #ONU #Clima #Sustentabilidade #CiênciaAmazônica #Belém #BlueZone #MudançasClimáticas #COPBelém #COPAmazonas
Confira AQUI a programação completa da Zona Verde e os painéis da Ufopa no Pavilhão Pará.
Confira AQUI a programação da Casa da Ciência no Museu Paraense Emílio Goeldi.
Por: Lenne Santos/Assessoria de Comunicação/Ufopa
Fonte: Portal Santarém
