O time da Associação Sócio Esportiva Planalto é campeão santareno da categoria master 2025. O título foi conquistado no sábado, 3 de janeiro de 2026, em partida realizada no campo do Botafogo das Lavras, no planalto santareno. Ataíde abriu o placar para o Sem Terra aos 6 minutos do 2º tempo, mas Silvan, aos 21 minutos, deixou tudo igual. Após o empate no tempo normal, a decisão foi para as penalidades máximas. Melhor para o Planalto, que venceu por 3×2 com destaque para o goleiro Alemão, herói da disputa defendendo duas cobranças adversárias. Reinaldo Bala, Diego ‘buchudo’ e Reginaldo converteram pelo Planalto.
A arbitragem foi de Marcos Antônio de Sousa Guimarães, auxiliado por Nadilson Pereira e Geovan Parintins Lima. Nelson Paulo Xavier foi o 4º arbitro e Jailson Junior atuou como mesário do jogo.
O Planalto faz história e torna-se o primeiro campeão santareno da categoria master 40, em se tratando de de um campeonato oficial organizado pela Liga Esportiva de Santarém, com a onzena inicial: Alemão, Ediney, Jeco Monte Alegre, Wylles e Sidney Gaúcho; Ximbó, Beid, Rodrigo Mojuí e Mauriam; Fabinho e Jajá. Depois, entraram Diego, Reinaldo Bala, Reginaldo, Paulinho, Zé Bala e Silvan. Vale lembrar que o atacante Labilá, titular do ataque planaltino, não atuou por estar suspenso. Ele foi expulso no jogo anterior contra o América e ficou fora da final.
O time do Sem Terra, vice-campeão santareno, jogando com o futebol de Jeferson Arraia, Renatinho, Jessé, Tereco e Monte Alegre; Ney Parafuso, Marquinho, Alex e Ataíde; Pretinho e Bolão
O experiente Silvan, com vários campeonatos no currículo e passagens por grandes equipes do futebol santareno, foi autor do gol de empate do Planalto. Ele comentou sobre a partida.

Bambam, Diego e Silvan, na grande final
“O jogo foi muito difícil, a situação ‘tava’ muito complicada até porque o time do Sem Terra tem muita qualidade. Mas, conversamos aqui por fora, acertamos o time e fui coroado com o gol que levou a gente para as penalidades. O goleiro deles também foi muito feliz em duas defesas em cobranças de falta do Diego. Fomos para as penalidades e conseguimos graças a Deus mais um título, que é muito importante pra equipe do Planalto e pra nós também”, destacou Silvan.
Outro experiente jogador, com vários títulos já conquistados e craque de bola formado no planalto, Reginaldo foi o autor da última cobrança de pênalti, a que deu o título à equipe. Ele ressaltou porque esse é o título mais importante de sua carreira.

Com Henderson e Sandicley, Reginaldo, capitão da equipe, levanta a taça de campeão
“É como se fosse o primeiro. E olha que eu já ganhei títulos pelo Planalto, mas esse aí parece que foi mais um dos títulos que eu cheguei a me arrepiar. Todo mundo sabe que passei por uma dificuldade logo no começo do campeonato, me contundi, depois tive alguns problemas particulares e não consegui jogar, mas graças a Deus Ele nos abençoou com o último pênalti aí fui capaz de converter e levar o Planalto a mais um título, o primeiro título santareno master da história”, lembrou Naldo.
O ex-jogador profissional Rodrigo Santarém, campeão brasileiro da série D em 2009 pelo São Raimundo, conquista seu primeiro título, agora como treinador pela equipe do Planalto. Rodrigo resume o sentimento pela conquista.

“O sentimento é o melhor possível, não tinha que ser diferente. O Planalto é um time que eu tenho um carinho muito grande, aqui já fui campeão jogando e já fomos vice também e hoje eu conquistei o campeonato como treinador. O sentimento é de emoção, de carinho, de amor mesmo, de amizade, que é isso que o Planalto é, uma associação, isso já diz tudo, uma associação entre amigos. Sobre o jogo, foi muito difícil, muito pegado, sofremos o primeiro gol, depois buscamos o empate e tivemos melhor na partida com chances pra virar o jogo. Mas fomos para os pênaltis e tivemos competência para vencer. O jogo foi de nível muito elevado, as duas equipes estão de parabéns pelo alto nível e graças a Deus a gente conseguiu ganhar nos pênaltis e ser campeão”, exclamou Rodrigo.
O primeiro campeonato master coordenado pela Liga Esportiva de Santarém contou com o apoio especial do Deputado Federal Henderson Pinto. Henderson parabenizou as duas equipes e a coordenação da Liga e prometeu mais apoio para o futebol santareno.

Deputado federal Henderson Pinto marcou presença na grande final
“Com certeza, fico muito feliz pelo que foi esse campeonato promovido pela Liga Esportiva de Santarém. Parabenizar o presidente Sandicley [Monte] e toda a equipe da Liga, a comissão de arbitragem, os clubes que aceitaram esse desafio e, principalmente, os dois que fizeram a final que se encerra com o Planalto campeão. E eu fico feliz de poder estar ajudando, contribuindo e já assumi o compromisso de que, enquanto eu tiver com o mandato de deputado, estarei ajudando cada vez mais. Esporte não é gasto, esporte é investimento”, pontuou Henderson.
O Coordenador técnico do campeonato pela Liga Esportiva, Jailson Junior, já confirmou a segunda edição do campeonato para esse ano de 2026, inclusive devendo aumentar o número de equipes participantes.
“Já está no calendário esportivo desse ano para que possamos fazer a segunda edição dessa competição, que foi um grande sucesso o primeiro campeonato coordenado pela Liga Esportiva e que teve o Planalto sagrando-se campeão. O saldo é positivo, tivemos nesta primeira edição 12 equipes filiadas participantes e a ideia é aumentar essa quantidade para 2026”, frizou Jailson.

Presidente da Liga Esportiva, Sandicley Monte
“Mais um campeonato encerrado com sucesso, com chave de ouro, uma partida bem disputada e o Planalto ficando com o título. Pra Liga, é uma satisfação muito grande poder realizar um campeonato como esse, a gente sabe das dificuldades, tivemos aqui um jogo bem disputado, sem brigas, sem confusão, todo mundo se cumprimentando e é isso que nós queremos, a gente luta pra isso e, se Deus quiser, esse ano teremos um calendário já melhor organizado, com apoio da Deputada Maria do Carmo, do Depurado Henderson Pinto vamos fazer muito melhor esse ano de 2026”, afirmou o Presidente da Liga Esportiva de Santarém, Sandicley Monte.
O Campeonato 2025
O primeiro campeonato master da Liga Esportiva contou com a participação de 12 equipes filiadas . Na Chave A, São Francisco, América, Planalto, Luso Brasil, Juventus e Real Nacional. Na chave Chave B estavam São Raimundo, Sem Terra, Diamante, Tapajós, Perema e São Cristóvão.
O time do Planalto fez a segunda melhor campanha na fase classificatória, com 3 vitórias, um empate e uma derrota. Foram 13 gols marcados e 5 sofridos. No geral, 20 gols pró e 8 contra.
Fase classificatória
Planalto 4×0 São Francisco
Juventus 0x3 Planalto
Planalto 1×1 Luso Brasil
Planalto 3×1 Real Nacional
América 3×2 Planalto
Quartas de final
Planalto 4×1 São Cristóvão
Semifinal
América 1×2 Planalto
Final
Planalto 1 (*3×2) 1 Sem Terra (*pênaltis)
Por: Ronnie Dantas
Fonte: Portal Santarém e Portal RDN