A cerimônia que começou na tarde de quinta-feira (19) representou um marco nas páginas da política da Região Metropolitana de Santarém: foram diplomados os candidatos eleitos no pleito de 2024. Zé Maria Tapajós (MDB), escolhido pelo povo santareno com 52% dos votos como chefe do Poder Executivo pelos próximos quatro anos, participa da 10ª diplomação na carreira política sendo esta a primeira como Prefeito. Também foi diplomado o vice-prefeito eleito Carlos Martins (PT).
“Por meio do voto popular, participei de cerimonias de diplomação em outras ocasiões. Mas, pela primeira vez, sou diplomado como Prefeito eleito pelo povo. Isso me emociona, porque tenho ciência das responsabilidades que estão por vir, mas, hoje, predomina o sentimento de alegria e de honra por estar oficialmente apto a representar o povo do lugar em que nasci”, festejou Tapajós, que recebeu o diploma das mãos de seu neto, o pequeno Daniel, de 6 anos de idade.
A cerimônia começou pouco depois das 17h30, com a formação da mesa oficial de autoridades, seguida pela abertura da solenidade, feita pelo Juiz da 104ª Junta Eleitoral Vinicius de Amorim Pedrassoli. Após os discursos do Excelentíssimo Senhor Pedrassoli e do Excelentíssimo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará Leonan Gondim da Cruz, os diplomas foram entregues aos candidatos eleitos.
Em Santarém, 23 vereadores foram diplomados. Confira os nomes:
JÚNIOR TAPAJÓS – MDB;
ALEXANDRE MADURO – MDB;
JANDER ILSON REGO – União Brasil;
RENILSON MARINHO ALVES – PSD;
URIAS PINGARILHO – MDB;
ERLON ROCHA – MDB;
ERASMO MAIA – União Brasil;
DAVID VIANA DE ABREU – Republicanos;
ALBERTO PORTELA – União Brasil;
ALBA LEAL – MDB;
SÉRGIO DOS SANTOS PEREIRA – Progressistas;
JOZIEL COLARES – PRD;
ELIELTON LIRA – PDT;
ELITA BELTRÃO DE FREITAS – Republicanos;
GERLANDE CASTRO – Progressistas;
ALAERCIO CARDOSO – PSD;
BIGA KALAHARE – PT;
MURILO TOLENTINO – PRD;
ANDREO RASERA – PL;
IVANIRA DE SOUSA FIGUEIRA – PSD;
BARBARA MATOS – Progressistas;
MALAQUIAS JOSÉ MOTTIN – PL;
MANO DADAI – PSB;
A diplomação determina que o pleito eleitoral de 2024 oficialmente está encerrada, após terem se completados os prazos de apuração dos votos e processamentos dos resultados. Com ela, os candidatos estão aptos para assumirem, de fato, as cadeiras dos Poderes Executivos e Legislativos Municipais.
“A partir de agora, é hora de, mais do que nunca, arregaçar as mangas e continuar trabalhando para honrar cada voto de fé do eleitor e dar dignidade a vida de cada pessoa que reside no nosso município, independente dos votos de cada um. E hora de união e compromisso, que em 2025 tenhamos prosperidade e muita paz”, afirmou o prefeito eleito de Santarém.
Com informações de Raiza Reis/assessoria JMT
Fonte: Portal Santarém