O vereador Alaércio Cardoso utilizou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal na terça-feira (29) para comentar o lançamento da segunda edição da Feira Tapajós Negócios, que ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).
Na primeira edição, realizada em 2024, a feira movimentou cerca de R$ 70 milhões, direta e indiretamente, na economia do município. “A feira, promovida pela ACES e pela FACIAPA, foi um grande sucesso em sua estreia. Este ano, a expectativa é de ainda maior participação, com o aumento do número de expositores interessados em apresentar seus produtos e serviços”, destacou o vereador.
Durante o evento, também foi realizada uma reunião técnica com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Paulo Eduardo Maestri Bengtson, para tratar sobre as obras do futuro Distrito Industrial de Santarém. A área escolhida para o projeto, localizada no planalto santareno, deverá ser desapropriada mediante pagamento de cerca de R$ 5 milhões aos proprietários, valor que aguarda liberação pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
“A desapropriação está travada por falta de recursos. O estado enfrenta dificuldades financeiras, além de desafios logísticos, como as rodovias que circundam a área e questões de acessibilidade”, explicou Alaércio.
O vereador fez um apelo para que a Câmara se una em defesa da implantação do Distrito Industrial. Ele sugeriu que seja articulada uma reunião com o governo estadual para sensibilizar o governador quanto à importância do projeto. “O estado não vai doar esse dinheiro, ele vai recuperar. O grande entrave para que o distrito saia do papel é a falta de vontade política. Parece até que há resistência. Precisamos mostrar ao governador, que tem apenas mais um ano de mandato, que Santarém precisa desse investimento”, conclui
Por Carpegiane Aguiar – Assessor de Imprensa do Vereador Alaércio Cardoso
Fonte: Portral Santarém