Zelar pela coisa pública é um princípio básico de qualquer cidadão, principalmente aqueles que assumem cargo para administrar dinheiro público e lidar com coisa pública. Caso que deve ser resguardado pelas autoridades.
Por isso tem pessoas, como o caso o hoje do vereador IAMAX PRADO CUSTÓDIO, ex-Secretário Municipal de Saúde de Itaituba, que não pode assumir cargo de ordenador de despesas, como pretende se candidato a ser presidente da Câmara Municipal de Itaituba? O referido vereador, que está encerrando seu mandato e foi reeleito para o próximo mandato, foi Secretário de Saúde de Itaituba durante praticamente 8 anos, (desligou-se para ser candidato à reeleição) e durante sua gestão, deixou para trás várias irregularidades que praticou junto à saúde do município, entre elas processo instaurado pelo MPT – MINISTERIO PÚBLICO DO TRABALHO- (PROMO-00081.2020.08.003/2) devido o não cumprimento de apresentar um plano de contingenciamento referente à prevenção e contenção da COVID-19 nas unidades de saúde de Itaituba e também a distribuição de máscaras não recomendável para proteger os profissionais da saúde, já que era de TNT, quando foi Secretário de Saúde, o que levou o Município a ser penalizado pelo MPT.
Inclusive, o ex-secretário à época, IAMAX PRADO, também assumiu o compromisso de entregar ao pessoal da saúde os EPIS e não cumpriu, o que hoje, devido não ter CUMPRIDO o acordo com MPT, está gerando multa ao município de Itaituba em aproximadamente R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais).
Mas, IAMAX PRADO CUSTÓDIO também teve suas CONTAS DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE do exercício 2021, REJEITADAS pelo TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNÍCIPIOS, conforme Acordão nº 43.067-TCM/PA. No parecer do relator do TCM, são apontadas várias irregularidades graves e não sanadas, como os repasses ao Regime Geral da Previdência Social da totalidade das contribuições previdenciárias retidas na fonte dos funcionários e pela não apropriação da totalidade das obrigações patronais do exercício, em ambos casos descumpriu a Constituição Federal. Porém, para garantir sua candidatura à reeleição a vereador, entrou com Recurso Ordinário junto ao TCM, que concedeu efeito suspensivo à Decisão do TCM, todavia, o recurso ainda não foi julgado, reformando a decisão de rejeição. Com isso, as Contas do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, exercício de 2021 do então Secretário de Saúde, IAMAX PRADO CUSTÓDIO continuam REJEITADAS.
Assista o vídeo acessando o link:
Com todos estes problemas, IAMAX está se candidatando a presidente da Câmara Municipal de Itaituba, porém, sua pretensão pode ser interrompida pelo Ministério Público que deverá impugnar sua candidatura por conta de rejeição de contas quando era gestor do dinheiro da saúde.
Fonte: Portal Santarém