Na manhã desta sexta-feira, dia 06, o Secretário Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado do Pará, LUIZIEL GUEDES, esteve em Itaituba, numa visita de cortesia às autoridades do município. Guedes, visitou a Prefeitura Municipal de Itaituba, onde foi recebido pelo Prefeito Valmir Clímaco de Aguiar e pelo Prefeito eleito Nicodemos Aguiar.
Em seguida, Guedes visitou a Câmara Municipal de vereadores de Itaituba, onde foi recebido pelo Presidente, Dirceu Biolchi, eleito vice-Prefeito de Itaituba. Na ocasião, Guedes se reunião no Gabinete da Presidência, com o prefeito Valmir Climaco de Aguiar, prefeito eleito Nicodemos Aguiar e com os vereadores Peninha, Manoel Dentista, Antônia do Borroló, Thiago, Maria Pretinha e Nem de Miritrituba.
O vereador Peninha entregou ao representante do Governo do Estado, documento, o qual denuncia a situação do Hospital Regional do Tapajós em Itaituba. No documento, Peninha diz, que “muitos são os nossos problemas, mas alguns precisam de solução em caráter de urgência, como a questão do Hospital Regional do Tapajós de Itaituba que sofre a falta de medicamentos, falta de material para procedimentos cirúrgicos, necessidade de implantação de serviços de oncologia e cardiologia para deixarmos de depender de Santarém, etc”.
Peninha alega no seu documento que maior do que a estrutura do Hospital Regional do Tapajós, é a demanda que aumenta a cada dia, visto que atende tanto os pacientes da região do Tapajós, como os pacientes referenciados dos municípios do Baixo Amazonas. Atualmente, os pacientes esperam meses para fazer um procedimento, e muitas são as situações em que o paciente vai a óbito antes de conseguir atendimento.
O parlamentar lembrou que dinheiro não falta. “Para administrar o HRT são repassados mensalmente aproximadamente R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais), porém, a qualidade do serviço diminui na mesma proporção em que aumenta a morosidade, a lentidão na prestação deste, o que causa revolta nos familiares e sociedade em geral< disse o Vereador.
Destacou o edil que “temos um grave problema no serviço de hemodiálise que precisa urgentemente ser solucionado, conforme denúncia formulada pelos próprios pacientes ao Ministério Público”.
Outro assunto abordado pelo vereador é quanto ao que pensa o Governo do Estado com relação a nossa região. “O que fomenta a economia local, desde sempre, é o ouro, é o trabalho do garimpeiro, e com ação do Estado e Governo Federal para fechar os garimpos, temos enfrentado grandes problemas que as autoridades fingem não ver ou simplesmente não se importam, esquecendo-se que também o governo do Estado será atingido, visto que a arrecadação de impostos diminuirá a cada dia mais, fato comprovado com uma comparação da arrecadação dos meses outubro, novembro e dezembro deste ano, o que demonstra brusca queda na arrecadação do município de Itaituba e região, o que é reflexo do fechamento dos garimpos”, prosseguiu o Vereador no documento entregue a Guedes.
Peninha disse que “agora, o leite já está derramado e agora temos que encontrar alternativas para a região. Qual o projeto que o Estado tem para gerar emprego e divisa nesta região? Ou vamos viver só dos programas sociais do Governo Federal, como bolsa família? Esperamos que o Estado, junto com a administração municipal tomem a iniciativa de encontrarem uma solução para Itaituba e região. As pessoas precisam trabalhar. O município precisa produzir para gerar renda”, frisou o parlamentar.
“Preocupado com esta situação, estamos lhe entregando este documento para que como porta voz desta região, junto ao Governador do Estado HELDER BARBALHO, possamos discutir com a população meios de sobrevivência. Hoje Itaituba tem uma população de mais de 130 mil habitantes. Qual será nosso futuro? Esta resposta precisamos dos nossos Governantes”, encerra o documento o autor, vereador Peninha.
Fonte: Portal Santarém