O Vereador Peninha pediu na sessão desta terça-feira (17), ao Governo do Pará, para habilitar o Estado no Programa Nacional de Cirurgias de Catarata. Segundo o parlamentar, apenas 17 Estados se habilitaram no Programa e na relação não consta o nome do Estado do Pará.
Segundo Peninha, há mais de 8 anos o município de Itaituba não faz cirurgia de catarata gratuita. Hoje, para alguém fazer uma cirurgia de catarata gasta em torno de R$ 4.600,00 com oftalmologista particular, só para operar de um olho.
“Diariamente, tenho sido procurado, principalmente por idosos que pedem ajuda para fazer cirurgia de catarata. São centenas de pessoas que precisam urgente desta cirurgia e tanto o Município como o Estado não oferecem gratuito esse serviço”, lembrou Peninha.
“Vendo a necessidade em caráter de urgência, é que requeremos para que esta Casa de Leis encaminhe ao Governo do Estado solicitando que o Estado se habilite e implante este programa no Pará e ao Município para também habilitar-se no programa afim de que nossos, principalmente idosos, possam fazer esta cirurgia gratuitamente”, finalizou Peninha.
Fonte: Portal Santarém